Na postagem desta semana da série de divulgação de publicações científicas das revistas Afya, destacamos o artigo “Metodologias ativas na educação médica no Brasil”, um trabalho de revisão bibliográfica publicado na Revista Eletrônica Acervo Saúde, em 2024.
Logo abaixo você consegue acessar o artigo na revista! Ou baixar o PDF completo, na íntegra, gratuitamente.

O que apresenta o artigo?
Os autores desenvolveram uma revisão bibliográfica com o objetivo de compreender a metodologia ativa como ferramenta educacional no ensino de medicina no Brasil. O estudo buscou analisar o panorama histórico da metodologia ativa, sua repercussão e suas vantagens e desvantagens.
A metodologia ativa no ensino médico tem evoluído ao longo do tempo, incorporando recursos como estudos de caso, simulações, debates e aprendizagem baseada em problemas. Os alunos desempenham um papel ativo na construção do conhecimento, enquanto os professores atuam como mediadores.
As atividades educativas baseadas na metodologia ativa tornam o ensino mais prazeroso e intuitivo, ao trazer situações reais para a sala de aula, melhorando o aprendizado. No ensino de medicina também não é diferente, embora a pressão da responsabilidade social, cobrada logo nos primeiros períodos do curso, juntamente com a responsabilidade pelo aprendizado possa desencadear gatilhos emocionais.
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Autores:
Marcus Vinicius da Silva Pereira
Afya Faculdade de Ciências Médicas de Santa Inês, Santa Inês – MA
Eliel Muniz Maciel
Afya Faculdade de Ciências Médicas de Santa Inês, Santa Inês – MA
Wermerson Assunção Barroso
Afya Faculdade de Ciências Médicas de Santa Inês, Santa Inês – MA
Mariana Barreto Serra
Afya Faculdade de Ciências Médicas de Santa Inês, Santa Inês – MA