Nesta postagem da série de divulgação de publicações científicas das revistas Afya, destacamos o artigo “Percepções e desafios no preenchimento dos prontuários“, um trabalho quantitativo e transversal, publicado na Revista Cadernos de Ciências da Saúde.
Aqui você consegue acessar o artigo na revista!
O que apresenta o artigo?
A ausência de registros ou o preenchimento incompleto do prontuário pode ocasionar problemas que dificultam o processo de trabalho e comprometer a segurança do paciente. Desse modo, esse trabalho buscou identificar a percepção e desafios dos profissionais de saúde da Atenção Primária em relação à completude dos registros e compreender os fatores associados às dificuldades no preenchimento dos prontuários.
As autoras realizaram um estudo quantitativo e transversal, por meio de entrevistas, feitas com 41 profissionais da saúde atuantes na Atenção Básica. A pesquisa foi feita de forma online e presencial com um questionário que continha 5 seções para os profissionais responderem.
O estudo concluiu, acerca das dificuldades no preenchimento do prontuário, que apesar de, em média, 30 (73,17%) dos profissionais responderam que não possuem dificuldade no registro, 10 (24,39%) elencaram como grande causador de dificuldades no registro a incompletude de transferência de informações dos prontuários físico (papel) para os prontuários eletrônicos.
Leia o artigo completo e confira detalhes sobre os métodos de realização e os resultados!
Baixe o conteúdo gratuitamente aqui!
Autores:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.