Logotipo Afya
Anúncio
Carreira2 agosto 2024

Estágios no internato: reflexões práticas

O internato é um grande momento de atividades práticas, aplicando na vida real o conhecimento médico adquirido nos anos de graduação

O internato é um grande momento de atividades práticas, aplicando na vida real o conhecimento médico adquirido durante os anos anteriores da graduação.

Uma dúvida comum (sendo um motivo de alvoroço nos estudantes de medicina) é a necessidade e benefícios de realizar estágios não obrigatórios durante a faculdade. Eles podem assumir papel importante na formação médica, merecendo algumas pontuações, que serão o tema do nosso texto de hoje.

 

Conhecer a prática das especialidades

Os estágios mais concorridos são nas áreas de medicina de emergência, terapia intensiva e atenção primária, embora também existam concursos para obstetrícia e saúde mental, por exemplo.

A diversidade e possibilidade da imersão nessas especialidades, envoltas em atividades práticas intensas, pode ajudar o estudante na escolha da carreira. Pode acontecer que o aluno sempre tenha sonhado com a carreira de obstetra, porém, vivenciando o cotidiano, note pontos que não se enquadram nos seus objetivos de vida, ou o contrário, confirmando sua escolha de carreira.

Sem dúvidas a imersão nos campos de estágio facilita observar a realidade prática, entendendo seus pontos positivos e negativos.

Leia mais: Conselhos de carreira para jovens médicos: o que você precisa saber

Suprir demandas não atendidas

Infelizmente sabemos que alguns serviços de graduação médica não conseguem suprir inteiramente as demandas de formação, principalmente no contexto de campos de estágio prático.

Exemplo comum é um grande hospital universitário que não possui serviço de emergência, não oferecendo esse contato para os estudantes de forma intensa e necessária. Uma saída comum (e muitas vezes necessária) é suprir essas demandas com estágios externos.

 

Contato com outras realidades do sistema de saúde

A maioria das faculdades possui um hospital-escola, ambulatórios acadêmicos ou parcerias envolvendo o serviço público de saúde.

Os estágios externos podem evidenciar a realidade prática do sistema de saúde, mostrando a diferença entre os diferentes níveis de complexidade da atenção em saúde, seus entraves, desafios e vitórias. Este é, inclusive, um ponto que ajuda a decisão futura de busca de atividades profissionais em concursos públicos.

Além disso, alguns estágios também oferecem o contato com o serviço privado de saúde, muitas vezes sendo a oportunidade de observar os maiores níveis de disponibilidade tecnológica para o cuidado médico.

 

Leia mais: Pós ou residência médica: reflexões práticas

Networking e oportunidades

Um ponto de destaque é conhecer outros profissionais nos serviços externos, fazendo amizades e contatos acadêmicos. Explorar outros serviços de saúde facilita o networking com diferentes profissionais, abrindo caminhos para atividades de pesquisa, desenvolvimento médico e até mesmo oportunidades profissionais após o término da formação.

Também é nesse processo de networking que podemos mostrar a qualidade de nossa formação profissional, gerando reconhecimento pelos colegas de profissão e um amadurecimento médico.

Mensagem final

Escolher e buscar bons estágios é uma atividade importante no período do internato, auxiliando o processo de amadurecimento típico do final da graduação, além de gerar maiores experiência de vida e oportunidade de colocar em prática o conhecimento teórico.

É essencial ter em mente critérios objetivos para essa escolha, observando os ganhos possíveis com essas atividades práticas, networking e partilha de vivências.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo