Na postagem desta semana da série de divulgação de publicações científicas das revistas Afya, destacamos o artigo “Efeitos do estresse crônico na saúde mental dos acadêmicos de medicina”, um trabalho de revisão bibliográfica publicado na Revista Eletrônica Acervo Saúde, em 2024.
Acesse o artigo na revista aqui! Ou baixe o PDF completo, na íntegra, gratuitamente.
O que apresenta o artigo?
Estudos mostram que ao longo do curso de medicina a maioria dos estudantes procuram assistência psicológica e médica devido ao estresse, cansaço, ansiedade, depressão e outras doenças relacionadas à saúde mental. Os estudantes consideram que o curso interfere negativamente em aspectos da sua vida pessoal e, ainda, afirmam que o volume de trabalhos exigidos interfere diretamente no seu desempenho no curso, sendo o cansaço o principal fator.
A constante exposição dos alunos de medicina ao estresse pode levar à instalação de transtornos mentais menores, apresentando sintomas como ansiedade, depressão e insônia.
Os autores desenvolveram uma revisão bibliográfica com o objetivo de identificar os efeitos do estresse crônico na saúde mental dos acadêmicos de medicina. O estudo analisou a fisiologia do estresse, as consequências dessa condição na vida acadêmica dos estudantes, os diferentes transtornos mentais em acadêmicos de medicina, as possibilidades de enfrentamento e prevenção do estresse e mais.
Em conclusão, a experiência acadêmica e suas inúmeras possibilidades diferenciadas, atrai a ingestão de substâncias psicoativas, predispõe a acidentes, comportamentos de risco e distúrbios do sono. Este artigo enfatizou a importância das faculdades, seus departamentos pedagógicos e as organizações de saúde tomarem ciência da realidade, reconhecendo esses desafios para elaborar estratégias assistenciais aos acadêmicos, bem como na prevenção de distúrbios de saúde mental.
Autores:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.