Logotipo Afya
Anúncio
Carreira10 maio 2025

Aplicativos de decisão clínica e sua importância no início da carreira médica

"Qual era mesmo a dose que devo usar?", “Estou esquecendo de prescrever algum medicamento?” Saiba como responder a essas perguntas

Por mais que você tenha estudado, praticado e simulado cada cenário na faculdade, a vida real dos primeiros plantões do médico recém-formado sempre traz um nervosismo que ninguém comenta em sala de aula. Afinal, agora você é o médico e precisa tomar decisões, sem o suporte de colegas, professores e preceptores, e normalmente sem tempo para consultar livros e artigos durante os atendimentos.

Esse é um momento desafiador. Mesmo com toda a base de conhecimentos, é normal ter dúvidas práticas durante os plantões e essa insegurança faz parte do processo de crescimento de todo médico em início de carreira. É importante lembrar que o médico não precisa (e nem deve!) saber tudo de cabeça. O mais valioso, na verdade, é saber onde e como buscar informações corretas e confiáveis.

Qual era mesmo a dose que devo usar?“, “Estou esquecendo de prescrever algum medicamento?”, “Preciso solicitar mais exames?” Essas dúvidas podem surgir e provavelmente vão acontecer. Por isso, para que os plantões sejam mais tranquilos e o médico tenha mais segurança, os aplicativos de decisão clínica podem ser um grande aliados nessas horas.

 

O que são os aplicativos de decisão clínica?

O aplicativo de decisão clínica é ferramenta que auxilia os profissionais da saúde, principalmente médicos recém-formados, a melhorarem a tomada de decisão. Eles tornam o atendimento mais seguro, rápido e fundamentado, como se o médico tivesse um mentor disponível 24 horas por dia, pronto para apoiar em cada etapa do atendimento.

Um grande exemplo é o Whitebook – o maior aplicativo médico de decisão clínica do país. Seja no consultório, na emergência ou na enfermaria, com apenas um clique, o médico tem acesso a protocolos atualizados, orientações de prescrição, doses medicamentosas, fluxogramas de conduta e diagnósticos diferenciais, tudo organizado por tema e especialidade.

Leia mais: Habilidades que o médico recém-formado deve dominar para ingressar na residência

Além disso, o aplicativo oferece funcionalidades que acompanham toda a rotina médica:

  • Calculadoras
  • Guias de conduta passo a passo
  • Guias de procedimentos
  • Atlas visual para ECG e exames de imagem
  • Ferramentas de gestão de plantão
  • Cálculos de honorários
  • Interações medicamentosas

Por que os médicos devem usar um aplicativo de decisão clínica?

  1. Suporte à decisão clínica

É normal ter um certo receio ao fazer os primeiros atendimentos sozinho. O Whitebook ajuda a transformar esse medo em confiança, e faz o médico se sentir mais preparado para agir, porque mostra passo a passo o que fazer em cada caso, com conteúdo confiável e que vai direto ao ponto.

  1. Agilidade nos atendimentos

Na hora de um plantão movimentado não é possível parar para consultar livros ou artigos atualizados sobre condutas que precisam ser decididas em minutos. Com o app, o médico pode acessar as informações rapidamente na tela do celular ou do computador e tomar a decisão sem dúvidas.

  1. Conteúdo atualizado

A medicina está sempre em evolução e o médico precisa acompanhar essas mudanças na prática clínica. O Whitebook é atualizado constantemente, o que permite ao médico ter certeza de que está seguindo o que há de mais recente. Isso também evita a insegurança de estar usando uma prática ultrapassada.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Carreira