Logotipo Afya
Anúncio
Carreira19 junho 2024

A telemedicina 2.0: uma nova era na saúde digital

A saúde digital está revolucionando a medicina, e a Telemedicina é uma ferramenta essencial nesse processo
Por Bernardo Campos

A saúde digital está revolucionando a medicina, e a Telemedicina é uma ferramenta essencial nesse processo. Em 2020, o Brasil testemunhou um marco regulatório com a liberação da Telemedicina em caráter emergencial devido à pandemia de Covid-19.  

Essa mudança, além de garantir a continuidade do tratamento de tantos pacientes durante o lockdown, abriu um leque de possibilidades para o futuro da saúde. De lá para cá, observamos um aumento considerável no número de teleconsultas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Research Center, núcleo de pesquisa da Afya, 54% dos médicos realizam teleconsultas no Brasil. 

Leia também: O lado invisível da linha de frente

tecnologia na medicina

Tecnologias revolucionárias

Essa nova era da medicina também vai além das consultas virtuais. Estamos falando de monitoramento remoto da saúde do paciente em tempo real, com dispositivos vestíveis e sensores que enviam dados vitais diretamente para os profissionais de saúde.  

Imagine um paciente com diabetes que pode ter seus níveis de glicose monitorados continuamente pelo aplicativo Glic, com alertas automáticos em caso de alterações, proporcionando um acompanhamento mais próximo e personalizado? O máximo! 

Softwares como o prontuário eletrônico do iClinic facilitam o acesso ao histórico médico completo do paciente, agilizando o diagnóstico e o tratamento. Aplicativos como o Whitebook auxiliam o médico na tomada de decisões, com informações sobre medicamentos, exames e doenças. Além disso, ferramentas de inteligência artificial, como o Med-Gemini, abrem caminho para a análise de grandes volumes de dados médicos, identificando padrões e auxiliando no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes. 

Assista ao vídeo: Tecnologia a favor da Saúde: Qual a importância do médico atualizado? [vídeo]

Acessibilidade

Essa tecnologia também está democratizando o acesso a especialistas. Pacientes em áreas remotas podem consultar médicos não disponíveis nas proximidades, recebendo diagnósticos precisos e tratamentos adequados para o seu caso. As cirurgias robóticas e o avanço do 5G, reduzindo a latência na transmissão dos dados, permitem cirurgias à distância, levando a expertise de alguns cirurgiões além do seu local de atuação. 

A Telemedicina 2.0 não é apenas sobre tecnologia, e sim cuidar das pessoas de forma mais eficiente e humana; é sobre levar a saúde para onde se faz mais necessária, rompendo barreiras geográficas e sociais. Além disso, é também sobre construir um futuro em que a saúde de qualidade está ao alcance de todos, em qualquer lugar.  

É a medicina do futuro que já se faz presente. 

Afya Summit

Tem interesse em saber mais sobre Tecnologia, Gestão e Empreendedorismo na Medicina? Participe do Afya Summit, evento para médicos, ecossistema de saúde e estudantes, com grandes referências nacionais e internacionais para discutir os novos tempos da medicina.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo