Foi publicado, na última terça-feira, dia 21 de janeiro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o edital n.º 4/2025, referente à 1ª etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2025/1.
As provas acontecerão no dia 23 de março nas cidades de Belo Horizonte (BH), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Veja também: Confira as provas e gabaritos do Revalida 2024
Inscrição
Os interessados devem se inscrever de 27 a 31 de janeiro pelo Sistema Revalida e o valor da taxa de inscrição da 1ª etapa é de R$ 410. O pagamento deve ser realizado por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) até o dia 5 de fevereiro, em qualquer agência bancária ou casa lotérica.
A documentação comprobatória deve ser enviada entre os dias 24 e 29 de março.
Atendimento
Os candidatos que necessitarem de atendimento especializado deverá informar, no momento da inscrição, a condição que motiva o atendimento. Será necessário anexar documentação legível que comprove a necessidade informada.
O documento deverá informar nome completo; diagnóstico e descrição da condição e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); assinatura e identificação do profissional competente com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente. A solicitação para uso de nome social também deve ser realizada no momento da inscrição.
Confira as datas importantes:
Inscrição | 27 a 31/01 |
Pagamento da taxa (R$410) | 27/01 a 5/02 |
Cartão de Confirmação da Inscrição | 10/03 |
Aplicação | 23/03 |
Divulgação das versões preliminares dos gabaritos e primeira fase de recursos | 26/03 |
Revalida
O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) é um exame realizado anualmente pelo INEP com o intuito de validar diplomas médicos expedidos por universidades de fora do Brasil.
O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) e aborda, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo da prova é avaliar as habilidades e os conhecimentos necessários para o exercício da profissão no Sistema Único de Saúde (SUS).
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.