Logotipo Afya
Anúncio
Cardiologia23 abril 2017

Uso de vitamina D de alta dose previne doenças cardiovasculares?

A suplementação de vitamina D de alta dose mensal previne doenças cardiovasculares? Para responder essa pergunta, foi realizado um ensaio clínico.

Por Juliana Festa

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O papel da vitamina D na regulação do metabolismo ósseo já está bem estabelecido. No entanto, dados da literatura evidenciam que a função da vitamina D também pode atuar na regulação do sistema imunológico e em efeitos antiproliferativos nas células, podendo ainda desempenhar função na fisiologia do sistema cardiovascular.

Neste contexto, surge o seguinte questionamento: a suplementação de vitamina D de alta dose mensal previne doenças cardiovasculares?

Para responder essa pergunta, foi realizado um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, placebo-controlado, com o objetivo de avaliar a eficácia da suplementação mensal de vitamina D na redução da incidência de doença cardiovascular.

Veja também: ‘Reposição de vitamina D – para quem?’

Como intervenção foi avaliada a vitamina D3 oral em uma dose inicial de 200.000 UI, seguida posteriormente por uma dose mensal de 100.000 UI versus placebo durante uma mediana de 3,3 anos (intervalo: 2,5-4,2 anos).

Foram randomizados 5.110 participantes para receber vitamina D3 (n=2.558) ou placebo (n=2.552). Dois participantes retiraram consentimento do estudo, e o restante (n=5.108) foi incluído na análise. A média de idade foi de 65,9 (8,3) anos e 2.969 (58,1%) eram do sexo masculino.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

A incidência cumulativa de doença cardiovascular foi de 11,8% entre os participantes que receberam vitamina D3 mensalmente e 11,5% entre os que receberam placebo. A suplementação mensal de vitamina D em altas doses não preveniu doenças cardiovasculares. Este resultado, portanto, não suporta o uso de suplementação de vitamina D mensal para este objetivo.

 

Referência:

  • cragg R, Stewart AW, Waayer D, Lawes CMM, Toop L, Sluyter J, et al. Effect of Monthly High-Dose Vitamin D Supplementation on Cardiovascular Disease in the Vitamin D Assessment Study A Randomized Clinical Trial. JAMA Cardiol. 2017. [Epub ahead of print]

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Cardiologia