Logotipo Afya

Produzido por

Anúncio
Cardiologia15 junho 2016

Quais os critérios de Sokolow para diagnóstico de sobrecarga de ventrículo esquerdo?

Os critérios? Não era apenas um? Na verdade, não. Maurice Sokolow e Thomas P. Lyon descreveram em 1949 o que seria provavelmente o critério de sobrecarga de ventrículo esquerdo (SVE)

Os critérios? Não era apenas um? Na verdade, não. Maurice Sokolow e Thomas P. Lyon descreveram em 1949 o que seria provavelmente o critério de sobrecarga de ventrículo esquerdo (SVE) mais conhecido da história da medicina. este artigo eles concluíram que enquanto que a soma da onda R de V5 ou V6 mais a onda S de V1 era superior a 35 mm em 32% dos pacientes com hipertrofia de VE (HVE), nenhum indivíduo saudável (sem HVE) apresentava o critério alterado.

Exemplo prático de como calcular (imagens retiradas do nosso futuro Manual de Eletrocardiografia Cardiopapers):

sokolow

Neste caso, somando-se a onda S de V1 (26 mm) com a onda R de V6 (26 mm) temos 52 mm, bastante superior aos 35 mm propostos por Sokolow e Lyon.

Mas e a derivação aVL colocada no canto direito da figura acima? Pois é. Este é o outro critério famoso de Maurice Sokolow. Onda R em aVL com amplitude superior a 11 mm = SVE.

Resumindo:

  • R V5 ou V6 + S de V1 > 35 mm = SVE
  • onda R de avL > 11 mm = SVE

Referência: Sokolow M, Lyon TP. The ventricular complex in left ventricular hypertrophy as obtained by unipolar precordial and limb leads. Am Heart J. 1949;37(2):161-86.

anuncio cardiopapers

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Cardiologia