Logotipo Afya
Anúncio
CardiologiaMAR 2019

Inibidores P2Y12 no IAM: antes ou durante angioplastia?

O uso de dos inibidores P2Y12 é rotina nos pacientes com IAM com supraST. Há dúvidas do melhor momento: junto do AAS ou durante a angioplastia? Descubra:

Por Ronaldo Gismondi

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O uso de dos inibidores P2Y12 (clopidogrel, ticagrelor e prasugrel) é rotina nos pacientes com IAM com supraST. Contudo, há dúvidas do melhor momento: junto do AAS, quando o paciente chega; ou durante a angioplastia? O argumento para pré-administração é maior segurança, reduzindo risco de trombose do stent. Já quem defende o uso em sala, fala do problema dos pacientes de anatomia cirúrgica.

Um estudo sueco publicado recentemente trouxe informações importantes: foram selecionados 44.804 pacientes com IAM com supraST, divididos de acordo com a administração do iP2Y12 em antes do CAT (grupo pré, 37.840) e durante CAT (6.964). Análises estatísticas foram usadas para equilibrar os grupos em função de fatores de confusão/viés.

Leia maisEstatinas antes de angioplastia previne eventos cardiovasculares?

Os resultados mostraram que não houve diferença entre os grupos no desfecho de morte, choque, trombose do stent ou complicações neurológicas e sangramento. A grande limitação é se tratar de um estudo observacional, e sempre pode haver um fator de confusão não medido.

O que isso traz para nossa prática? Reforça o conceito da última diretriz ESC, que a decisão de fazer ou não o iP2Y12 deve ser individualizada em cada instituição. Se informe sobre o protocolo do seu hospital e do hemodinamicista que virá no sobreaviso.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Pretreatment with P2Y12 receptor antagonists in ST-elevation myocardial infarction: a report from the Swedish Coronary Angiography and Angioplasty Registry. DOI: 10.1093/eurheartj/ehz069
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo