Logotipo Afya

Produzido por

Anúncio
Cardiologia13 julho 2016

Infarto com supra de ST: o que é a imagem em espelho?

No ECG abaixo podemos ver de forma clara supra de ST em parede inferior (derivações DII, DIII e AVF) assim como em parede lateral (derivações V5 e V6).

No ECG abaixo podemos ver de forma clara supra de ST em parede inferior (derivações DII, DIII e AVF) assim como em parede lateral (derivações V5 e V6). OK. Mas e o infra de ST em aVL e de V1 a V3, por exemplo? O que significam? Basicamente representam a imagem em espelho. Como Assim? Se há supra se ST bastante marcado em D3, por exemplo, significa que o vetor da corrente de lesão está apontando para baixo e para direita. Assim, o vetor está se afastando da parte superior e esquerda. Qual derivação que fica em cima e à esquerda do paciente? aVL. Assim, o infra de ST em aVL nada mais é que a imagem em espelho do supra em DIII.

IAM inferior0001

Da mesma forma, o infra em V1 e V2, por exemplo, indica que o vetor da corrente de lesão está “fugindo” da parte anterior do tórax (onde se situam estas derivações) e se dirigindo para a parte posterior. Assim, se fizéssemos o registro das derivações V8 e V9 veríamos um supra de ST nestes locais.

iam dorsal2

Este conceito já foi explorado neste post.

anuncio cardiopapers

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Cardiologia