Logotipo Afya
Anúncio
Cardiologia26 agosto 2022

ESC 2022: Calculadora prevê mortalidade em pacientes com endocardite infecciosa

Uma nova calculadora de risco apresentada no ESC 2022 visa prever a mortalidade em endocardite infecciosa do lado esquerdo em 30 dias.

Por Ricardo Moraes

Apesar dos avanços diagnósticos e terapêuticos, a endocardite infecciosa (EI) está associada a uma alta mortalidade hospitalar. Durante o congresso da European Society of Cardiology (ESC 2022), uma nova calculadora de risco, chamada Score EURO-ENDO, foi apresentada pelo cardiologista Jordi Lozano Torres, do Hospital Universitário Vall d’Hebron, na Espanha. A Score EURO-ENDO visa prever a mortalidade em EI do lado esquerdo em 30 dias.  

endocardite infecciosa

Métodos 

Foram analisados dados de pacientes com diagnóstico de EI possível ou definitiva do lado esquerdo obtidos do estudo prospectivo ESC-EUR, do Programa de Pesquisa Observacional (EORP). 

Dos 2.171 pacientes analisados, 257 pacientes (11,8%) foram a óbito durante os primeiros 30 dias do diagnóstico de EI. Usando uma regressão logística multivariada, 11 variáveis associadas à mortalidade nesse período foram identificadas: cirurgia cardíaca prévia; acidente vascular cerebral prévio; ataque isquêmico transitório prévio; creatinina superior a 2 mg/dL; presença de Staphylococcus aureus; eventos embólicos na admissão; insuficiência cardíaca ou choque cardiogênico; tamanho da vegetação maior do que 14 mm; presença de abscesso; e regurgitação grave. 

Resultados 

A razão de chances ou odds ratio (OR) para mortalidade em 30 dias com cirurgia da válvula esquerda foi de 0,19 (IC 95% 0,13 a 0,28: p<0,001). Para as outras variáveis, o OR para mortalidade em 30 dias variou de 1,44 para eventos embólicos na admissão a 2,94 para IC ou choque cardiogênico em pacientes com cirurgia valvar esquerda. 

Em pacientes sem cirurgia valvar esquerda, o OR por 30 dias a mortalidade variou de 113, para a presença de um abscesso, a 3,02 para insuficiência cardíaca ou choque cardiogênico. 

Mensagem prática 

A pontuação de risco foi encontrada para fornecer uma estimativa individualizada da mortalidade em 30 dias, tanto para pacientes submetidos à cirurgia de valva esquerda quanto para aqueles sem cirurgia, com uma área sobre a curva de 0,798 e 0,758, respectivamente. Para uma condição associada a um prognóstico tão ruim, espera-se que a pontuação EURO-ENDO ajude a orientar tomada de decisão clínica, como selecionar candidatos cirúrgicos apropriados e melhorar os resultados.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo