Logotipo Afya

Produzido por

Anúncio
Cardiologia17 junho 2021

Dicas práticas para o uso de sinvastatina

A sinvastatina é uma das drogas mais utilizadas no Brasil, principalmente nos nossos hospitais públicos. Em 2020, uma de suas marcas foi a estatina mais vendida, e ficou na posição de número 48 entre …

A sinvastatina é uma das drogas mais utilizadas no Brasil, principalmente nos nossos hospitais públicos. Em 2020, uma de suas marcas foi a estatina mais vendida, e ficou na posição de número 48 entre todas as medicações disponíveis.

Aqui estão algumas recomendações (nem sempre lembradas) para sua utilização:

1- A dose máxima da sinvastatina é de 40mg/dia. Caso não se atinja as metas de controle de colesterol com essa dose, modificar pra uma estatina de mais alta potência.

2- Pacientes com disfunção renal severa : a dose deve ser de 5 mg, com monitorização de efeitos colaterais mais frequentes.

3- É uma estatina que deve ter sua administração preferencialmente noturna, em jejum.

4- Tem um risco de hepatotoxidade menor que a atorvastatina

5- Os efeitos colaterais clássicos da sinvastatina podem aparecer até anos após o início do seu uso, sendo sempre aconselhável considerar essa hipótese dos sinais e sintomas estarem relacionados a essa medicação.

6- Desenvolvimento de fibrilação atrial e infecção respiratória são efeitos colaterais com incidência relatada maior que a clássica miopatia ou disfunção hepática.

7- Muito cuidado ao usá-la em conjunto com medicações que aumentam seus níveis séricos como claritromicina, eritromicina, ciclosporina e inibidores da protease.

8- Atenção para interação com drogas de uso comum

a- amiodarona -> a dose máxima deve ser de 20mg/dia

b- anlodipina e levanlodipina -> a dose máxima deve ser de 20mg/dia

c- diltiazem e verapamil -> a dose máxima deve ser de 10mg/dia

9- Está contraindicada na gravidez e na amamentação.Em todas as diretrizes as estatinas aparecem como contraindicadas de forma absoluta em gestantes e também nas lactantes (mulheres que estão amamentando). Para saber mais, veja esse texto.

Autoria

Foto de Carlos Frederico Costa Lopes

Carlos Frederico Costa Lopes

Redator em cardiopapers

anuncio cardiopapers

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Cardiologia