Desafio de ECG – Paciente admitido no hospital para realizar procedimento. ECG abaixo foi realizado durante a intervenção. Qual o procedimento?
OBS: desconsiderem as alterações de segmento ST (tanto supra quanto infra) uma vez que as mesmas sâo artefatos.

Imagem gentilmente cedida pelo Dr André Rezende, eletrofisiologista do Hospital das Clínicas da UFPE e do PROCAPE.Para ver a resposta, clique no link abaixo:
Resposta: estudo eletrofisiológico com ablação de via acessória em paciente com síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW) (Veja aqui os critérios para diagnóstico).
Nos primeirso batimentos do ecg podemos notar a presença, em algumas derivações, de onda delta no início do QRS. No oitavo batimento do ciclo, esta alteração some – momento em que a via acessória foi ablacionada. Pode-se ver com melhor definição no zoom abaixo que mostra do sexto ao nono batimento do ciclo. Para uma breve revisão sobre WPW, acessar este link.

Autoria

Eduardo Cavalcanti Lapa Santos
Editor-chefe e criador do site Cardiopapers; Especialista em Cardiologia pelo InCor-HCFMUSP; Especialista em Ecocardiografia pela SBC; Especialista em Clínica Médica pela SBCM; Doutor e mestre pelo Departamento de Cirurgia da UFPE; Preceptor das residências de cardiologia e Ecocardiografia do HC-UFPE.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.
