Logotipo Afya

Produzido por

Anúncio
Cardiologia12 fevereiro 2011

CPAP para pré-hipertensos com Apnéia Obstrutiva do Sono?

A apnéia obstrutiva do sono (AOS) e a hipertensão (HAS) são condições comuns que frequentemente coexistem. Sabe-se que em pacientes hipertensos e que apresentem também AOS, o uso do CPAP pode melhorar…

A apnéia obstrutiva do sono (AOS) e a hipertensão (HAS) são condições comuns que frequentemente coexistem. Sabe-se que em pacientes hipertensos e que apresentem também AOS, o uso do CPAP pode melhorar o controle pressórico.

Esse estudo brasileiro publicado no Hypertension avaliou o papel do uso do CPAP em pacientes com AOS grave e que apresentavam pré-hipertensão ou hipertensão mascarada. Nesse grupo, até então, o papel do CPAP no controle pressórico não estava bem estudado. Os pacientes apresentaram índice de apnéia-hipopnéia médio de 56 +/- 22 eventos por hora. Considerada pré-hipertensão se PAS entre 120 e 139mmHg e PAD entre 80 e 89mmHg na medida ambulatorial, e hipertensão mascarada se PA medida no consultório menor que 140x90mmHg, mas medida de PA diurna no MAPA > ou = 135mmHg de sistólica ou > ou = 85mmHg de diastólica..

Foram avaliados 36 pacientes, 18 no grupo controle e 18 no grupo CPAP. Após 3 meses de tratamento, o grupo randomizado para uso do CPAP apresentou uma redução da PAS medida no consultório (126 para 121mmHg, p 0,001) e uma tendência a redução da PAD. Com relação à freqüência de pré-hipertensão, houve uma redução de 94% para 55% no grupo CPAP, e de hipertensão mascarada, uma redução de 39% para 5%. No grupo controle não houve mudanças.

Conclui-se, assim, que o uso do CPAP em pacientes com apnéia obstrutiva do sono grave pode reduzir a freqüência de pré-hipertensão e hipertensão mascarada, reduzindo significamente a pressão arterial. Apesar de ser um estudo pequeno, os resultados reforçam o uso do CPAP não só para alívio dos sintomas relacionados ao sono em pacientes com AOS grave, mas também para evitar a ocorrência de hipertensão e, assim, reduzir o risco de eventos cardiovasculares futuros.

Referência: Drager LF, Pedrosa RP, Diniz PM, et al. The effects of continuous positive airway pressure on prehypertension and masked hypertension in men with severe obstructive sleep apnea. Hypertension 2011.

anuncio cardiopapers

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Cardiologia