Logotipo Afya
Anúncio
Carreira10 julho 2024

ENARE: O que é, etapas, datas e passo a passo

Criado em 2020, o Exame Nacional de Residência tem o objetivo de unificar o acesso à residência médica

Se você é recém-formado, ou cursa os anos finais de Medicina, e anda pensando na sua especialização, provavelmente já deve ter ouvido falar no ENARE, certo? O Exame Nacional de Residência existe desde 2020, quando foi criado com o intuito de unificar o acesso à residência médica, tornando o processo o mais democrático possível. 

 

Leia mais: 10 dicas de gestão financeira para o início da carreira médica

prova de residência médica

O que é o ENARE? 

Realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), o ENARE oferece aos candidatos uma plataforma única para concorrer a vagas em hospitais e instituições de renome. A iniciativa busca promover mais transparência, eficiência e igualdade de oportunidades para os profissionais da saúde. 

Os interessados devem realizar sua inscrição exclusivamente online, através do site oficial do ENARE. Os candidatos precisam preencher um formulário detalhado e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que varia conforme o programa escolhido. 

Datas 

A abertura do edital ENARE 2024/2025 está prevista para o mês de julho. Veja as datas já confirmadas:  

  • Publicação do edital dos candidatos: julho/2024; 
  • Abertura do período de inscrições dos candidatos: agosto/2024; 
  • Aplicação da prova objetiva: 20/10/2024; 
  • Resultado final: janeiro/2025; 
  • Início do período de escolhas das instituições: janeiro/2025; 
  • Início das convocações e matrículas nas Instituições: fevereiro/2025. 

Etapas 

O ENARE é dividido em duas partes: teórica e prática. A prova teórica consiste em questões de múltipla escolha que abrangem conhecimentos específicos da área de atuação do candidato. 

Já a prova prática, obrigatória para alguns programas, avalia as habilidades técnicas e a capacidade de aplicação do conhecimento em situações reais de trabalho, simulando o dia a dia de um consultório ou hospital, onde o médico precisa tomar decisões rápidas e precisas diante de pacientes e situações diversas. 

 

Leia também: A IA ameaça o lugar do médico como referência em saúde?

Público-alvo 

Para participar do ENARE, é necessário ter concluído o curso de Medicina ou estar no último semestre da graduação. 

Para as residências multi e uniprofissionais podem participar profissionais da área de saúde, desde que tenham concluído a graduação e estejam em situação regular nos Conselhos Profissionais de Classe. 

ENARE 2023/2024 

A mais recente edição do ENARE teve 92 instituições inscritas e mais de 3.100 vagas ofertadas em especialidades de Acesso Direto, com Pré-Requisito exigido, Anos Adicionais e Áreas de Atuação. 

Passo a passo 

Para que não reste dúvida alguma, veja abaixo o passo a passo que deverá ser seguido desde o momento da inscrição até a efetivação da matrícula em caso de aprovação.  

1 – Inscrição para a prova 

Os candidatos interessados em participar do ENARE devem se inscrever via link na área do candidato. 

2 – Realização da prova 

Após a inscrição, o candidato deverá comparecer em seu local designado para a realização da prova. A prova do ENARE acontece em todas as capitais e nas principais cidades brasileiras. 

A prova teórico-objetiva é constituída de questões de múltipla escolha, cada uma delas com cinco alternativas e apenas uma correta. 

Para as especialidades de Acesso Direto, a prova tem a duração de quatro horas e é composta por 100 questões, distribuídas igualmente e abordando as grandes áreas da medicina: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria. 

Já a prova para as especialidades com Pré-Requisito conta com 80 questões relativas às competências presentes nas matrizes dos programas de residência definidos como pré-requisitos. 

A pontuação máxima para essa etapa é de 100 pontos, sendo que são classificados para a 2ª etapa os candidatos que alcançam, no mínimo, 50,0 pontos na 1ª etapa. 

3 – Avaliação curricular 

A nota obtida na prova equivale a 90% da nota final do candidato. Além disso, 10% da nota final é determinada pela análise curricular do candidato, que pode incluir sua formação acadêmica, publicações e participação em eventos acadêmicos, entre outros. 

4 – Escolha da instituição de residência 

Os candidatos classificados têm a oportunidade de escolher a instituição onde desejam realizar sua residência, com base em sua classificação e nas vagas disponíveis em cada instituição. 

5 – Efetivação da matrícula 

Após a seleção da instituição os candidatos, classificados nas vagas e convocados, devem efetivar a matrícula na instituição escolhida seguindo os procedimentos e prazos estabelecidos pelo ENARE e pela instituição de residência. 

 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo