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Anestesiologia4 dezembro 2024

Alteração de cognição após múltiplas anestesias 

Estudo avaliou impacto de múltiplas exposições à anestesia geral na primeira infância sobre o neurodesenvolvimento
Por Gabriela Queiroz

Muitos pacientes, devido a condições clínicas específicas, precisam se submeter a procedimentos anestésicos múltiplas vezes, ou até sequencialmente, durante a vida. A exposição a gentes anestésicos, principalmente aqueles que causam depressão neurológica como hipnóticos e halogenados, podem contribuir de alguma forma para alterações do desenvolvimento cognitivo principalmente em crianças, ou diminuição do raciocínio em pacientes adultos, porém mais estudos ainda precisam ser desenvolvidos para que essas hipóteses sejam corroboradas. O estudo em questão visa identificar possíveis impactos nas alterações de desenvolvimento cognitivo com diminuição do QI (quociente de inteligência) em crianças abaixo de cinco anos, submetidas a múltiplos procedimentos sob anestesia geral. 

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Metodologia 

O estudo observacional foi realizado em sete países, analisando um total de 90 crianças submetidas duas ou mais vezes a procedimentos sob anestesia geral e 141 crianças submetidas a uma ou nenhuma exposição, todas abaixo de cinco anos. Foram utilizados dados do estudo GAS (General anestesia X Spinal Anesthesia) que comparou crianças que se submeteram à anestesia geral para cirurgias eletivas de hérnia inguinal com crianças que não se submeteram. 

O objetivo do estudo foi realizar uma associação entre múltiplas exposições a anestesia geral em crianças e o desenvolvimento neurocognitivo delas. 

A análise foi realizada com a interpretação do FSIQ (full-scale intelligence quotient score) utilizando a Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence, 3ª edição. Outra análise, secundária, incluía o estudo de scores do QI (quociente de inteligência) baseado em testes neurocognitivos e análise comportamentais e emocionais. 

Resultados 

O grupo de crianças que foi submetido a uma maior exposição a anestesia geral, apresentou um score de aproximadamente 5,8 pontos a menos na FSIQ análise, do que o grupo exposto unicamente ou não exposto. Além disso, também foi evidenciado uma diminuição e dificuldade de comunicação verbal e de performance no grupo mais exposto. 

Dificuldades maiores na execução de funções gerais cotidianas também apresentaram um score inferior de 4,6 pontos no grupo mais exposto, e um aumento na dificuldade emocional e comportamental no mesmo grupo. 

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Conclusão: neurodesenvolvimento e anestesia 

Apesar dos resultados terem sido interpretados em uma amostra pequena e específica de pacientes, o estudo evidenciou que a exposição repetida a anestesia geral em pacientes abaixo de 5 anos, compromete de alguma forma o desenvolvimento cognitivo, com baixas no quociente de inteligência, além de determinar alterações comportamentais e emocionais de forma prejudicial.

Autoria

Foto de Gabriela Queiroz

Gabriela Queiroz

Pós-Graduação em Anestesiologia pelo Ministério da Educação (MEC) ⦁ Pós-Graduação em Anestesiologia pelo Centro de Especialização e Treinamento da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (CET/SBA) ⦁ Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ⦁ Membro da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) ⦁ Membro da American Academy of Pain Medicine ⦁ Ênfase em cirurgias de trauma e emergência, obstetrícia, plástica estética reconstrutiva e reparadora e procedimentos endoscópicos ⦁ Experiência em trauma e cirurgias de emergência de grande porte, como ortopedia, vascular e neurocirurgia ⦁ Experiência em treinamento acadêmico e liderança de grupos em ambiente cirúrgico hospitalar ⦁ Orientadora acadêmica junto à classe de residentes em Anestesiologia ⦁ Orientadora e auxiliar em palestras regionais e internacionais na área de Anestesiologia.

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Referências bibliográficas

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