A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma condição muito prevalente no Brasil. No entanto, ainda existe um grande número de casos não diagnosticados. Mesmo nos pacientes com o diagnóstico, o tratamento de longo prazo muitas vezes é inadequado, acarretando perda funcional e múltiplas internações hospitalares.
O objetivo desse caso é trazer uma revisão dos pontos fundamentais que devem ser abordados na consulta de
pacientes com DPOC, por isso trazemos um especialista para orientar como você deve atender esse paciente no seu consultório.
Neste episódio, Vinicius Zofoli, intensivista e editor-chefe médico do Portal, convida Renato Miranda, pneumologista do Instituto do Coração – InCor/SP, para discutir a visão do especialista. Os médicos abordaram ainda como o especialista faz o passo a passo da consulta do paciente com DPOC e os pontos que você não pode esquecer.
Assista agora dando o play!
Tópicos abordados no vídeo:
-
Reavaliando o diagnóstico e classificação da gravidade da doença;
-
Abordagem de fatores de risco para exacerbações;
Veja também: Consulta médica: paciente com hipertensão arterial
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.
Autoria

Vinícius Zofoli de Oliveira
Editor chefe de Terapia Intensiva da Afya ⦁ Graduação em Medicina pela UFRJ ⦁ Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da USP ⦁ Residência de Medicina Intensiva no Hospital das Clínicas da USP ⦁ Fellowship de Cardiointensivismo no Hospital Samaritano Paulista (SP) ⦁ Preceptor da Disciplina de Emergências Clínicas da USP (2019-2020) ⦁ Médico Assistente do Pronto Socorro do Hospital Universitário da USP (2019) ⦁ Médico Assistente da UTI de Pneumologia do Instituto do Coração (Incor-SP) e Médico Diarista da UTI do Hospital Samaritano Paulista ⦁ Editor do livro Manual de Condutas na Covid-19 ⦁ Coautor dos livros: Medicina de Emergência - Abordagem Prática (FMUSP), Medicina Intensiva - Abordagem Prática (FMUSP) e Manual do Residente de Clínica Médica (FMUSP) ⦁ Membro Fundador da @emergencia.simm
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.