Inicialmente a sintomatologia desse quadro pode ser inexpressiva, porém, em alguns casos, pode provocar intenso comprometimento pulmonar, levando ao óbito. Sendo que, na maioria das vezes, é impossível distingui-la de uma pneumonia bacteriana apenas pelo aspecto radiológico.
Os fatores de risco relacionados são: idade, alterações neuromusculares e gastrointestinais com disfunção de deglutição, anormalidades de faringe e esôfago, entre outros.
Neste episódio, Roberta Esteves, médica pediatra e conteudista do Portal PEBMED, fala sobre um caso pediátrico de inflamação proliferativa intersticial crônica rara exógena, a pneumonia lipoídica exógena, por aspiração de material gorduroso mineral e como identificá-la na prática médica.
Assista ao vídeo!
Para mais conteúdos como esse, acesse nosso canal no YouTube.
Tópicos abordados nesse episódio:
- O que é a Pneumonia lipoídica exógena?
- Fatores de Risco
- Caso clínico
- Histórico Médico
- Conclusão do caso
Veja também: Prematuridade tardia é fator de risco para desenvolvimento neurológico?
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube
Autoria

Roberta Esteves Vieira de Castro
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença ⦁ Residência médica em Pediatria pelo Hospital Federal Cardoso Fontes ⦁ Residência médica em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Saúde Materno-Infantil (UFF) ⦁ Doutora em Medicina (UERJ) ⦁ Aperfeiçoamento em neurointensivismo (IDOR) ⦁ Médica da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da UERJ ⦁ Professora adjunta de pediatria do curso de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques ⦁ Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Pediatria do IDOR no Rio de Janeiro ⦁ Acompanhou as UTI Pediátrica e Cardíaca do Hospital for Sick Children (Sick Kids) em Toronto, Canadá, supervisionada pelo Dr. Peter Cox ⦁ Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) ⦁ Membro do comitê de sedação, analgesia e delirium da AMIB e da Sociedade Latino-Americana de Cuidados Intensivos Pediátricos (SLACIP) ⦁ Membro da diretoria da American Delirium Society (ADS) ⦁ Coordenadora e cofundadora do Latin American Delirium Special Interest Group (LADIG) ⦁ Membro de apoio da Society for Pediatric Sedation (SPS) ⦁ Consultora de sono infantil e de amamentação ⦁ Instagram: @draroberta_pediatra
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.