Os conflitos são inerentes as relações humanas, eles acontecem em qualquer âmbito e dentro do médico com pacientes e familiares não seria diferente.
É importante entender o que configura um conflito e como prevenir que ele aconteça, a comunicação é peça chave para que esse processo seja resolvido de forma eficaz e transparente. Além disso compreender que a resolução do conflito passa também por um processo muitas vezes esquecido em situações conflituosas: a escuta.
Em mais um episódio de Comunicação Médica, Criando Vínculos, o intensivista Filipe Amado fala sobre lidar com conflitos.
Assista ao vídeo!
Para mais conteúdos como esse, acesse nosso canal no YouTube.
Tópicos abordados no vídeo:
- O que é um conflito?
- Quais são as principais causas de conflito?
- Quais estratégias preventivas podem ser adotadas?
- Diante de uma situação de conflito, como manejar?
- É possível evitar que o conflito evolua para uma discussão?
- Evitar a discussão é a única solução?
Veja também: Série Comunicação Médica: como falar sobre a morte.
Autoria

Filipe Amado
Título de Especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)⦁ Clinical Research Fellowship in Intensive Care Medicine – Hôpital Erasme (Université Libre de Bruxelles) ⦁ Médico Rotineiro do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital São Domingos (São Luís-MA) ⦁ Presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Maranhão (SOTIMA/AMIB) - Biênio 2022/2023 ⦁ Social Media: @FilipeAmado
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.