Logotipo Afya
Anúncio
Pediatria27 setembro 2019

Indicações para suporte ventilatório não invasivo em pediatria

O suporte ventilatório não invasivo é usado em lactentes e crianças com condições agudas e crônicas que resultem em insuficiência respiratória.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O suporte ventilatório não invasivo é usado em lactentes e crianças com condições agudas e crônicas que resultem em insuficiência respiratória. Antigamente, as evidências eram predominantes em pacientes neonatais e adultos. Contudo, pesquisas recentes têm destacado o papel desse tipo de suporte também em pacientes pediátricos.

Leia também: Saiba como é o uso do cateter nasal de alto fluxo na pediatria

Veja, a seguir, as indicações para suporte ventilatório não invasivo em pediatria e as modalidades de acordo com a indicação.

IndicaçãoModalidade
Lactentes
Sala de partoCPAP ou VNI
Recrutamento alveolarCPAP ou VNI
Pós-extubaçãoCPAP, VNI ou CNAF
Hipotonia com insuficiência respiratóriaCPAP ou VNI
Condições associadas à perda de volume pulmonarCPAP ou VNI
Doenças obstrutivas das vias aéreas (traqueomalácia, broncomalácia, laringomalácia)CPAP
Crianças maiores
Insuficiência respiratória associada a lesão pulmonar agudaCPAP, VNI ou CNAF
PneumoniaCPAP, VNI ou CNAF
AsmaCPAP, VNI ou CNAF
BronquioliteCPAP, VNI ou CNAF
Edema pulmonar frequentemente associado a insuficiência renal ou insuficiência cardíaca associada a miocardiopatia congênitaCPAP ou VNI
Doença cardíaca congênita associada a aumento do trabalho respiratório e a insuficiência respiratóriaCPAP, VNI ou CNAF
Insuficiência respiratória associada a doença pulmonar crônicaCPAP ou VNI
Fibrose císticaCPAP ou VNI
Doenças neuromuscularesCPAP ou VNI
Distúrbios neurológicos associados à depressão respiratóriaCPAP ou VNI
Deformidades da parede torácica (escoliose)CPAP ou VNI
Pós-extubaçãoCPAP, VNI ou CNAF
Doenças obstrutivas das vias aéreas (apneia obstrutiva do sono, traqueomálacia, broncomalácia, laringomalácia)CPAP, VNI ou CNAF

CNAF – cânula nasal de alto fluxo; CPAP – Continuous Positive Airway Pressure (pressão positiva contínua nas vias aéreas); VNI – ventilação não invasiva. | Fonte: Adaptado de Fedor (2017).

O suporte ventilatório não invasivo pode ser utilizado na pediatria, mas é muito importante avaliar as modalidades indicadas para cada caso.

Referências bibliográficas:

  • FEDOR, K. L. Noninvasive Respiratory Support in Infants and Children. Respir Care, v.62, n. 6, p.699-717, 2017.

Autoria

Foto de Roberta Esteves Vieira de Castro

Roberta Esteves Vieira de Castro

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença ⦁ Residência médica em Pediatria pelo Hospital Federal Cardoso Fontes ⦁ Residência médica em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Saúde Materno-Infantil (UFF) ⦁ Doutora em Medicina (UERJ) ⦁ Aperfeiçoamento em neurointensivismo (IDOR) ⦁ Médica da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da UERJ ⦁ Professora adjunta de pediatria do curso de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques ⦁ Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Pediatria do IDOR no Rio de Janeiro ⦁ Acompanhou as UTI Pediátrica e Cardíaca do Hospital for Sick Children (Sick Kids) em Toronto, Canadá, supervisionada pelo Dr. Peter Cox ⦁ Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) ⦁ Membro do comitê de sedação, analgesia e delirium da AMIB e da Sociedade Latino-Americana de Cuidados Intensivos Pediátricos (SLACIP) ⦁ Membro da diretoria da American Delirium Society (ADS) ⦁ Coordenadora e cofundadora do Latin American Delirium Special Interest Group (LADIG) ⦁ Membro de apoio da Society for Pediatric Sedation (SPS) ⦁ Consultora de sono infantil e de amamentação ⦁ Instagram: @draroberta_pediatra

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Terapia Intensiva