A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (16) a aplicação da vacina contra a covid-19 da Pfizer em crianças entre 6 meses e 4 anos. Contudo, ainda não foi divulgada a data de previsão de compra e a entrega dos imunizantes para essa faixa etária da população. O governo brasileiro já sinalizou que dará o aval para a liberação da vacina, mas espera análise técnica.
Protocolo de vacinação
Conforme a Anvisa, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para essa faixa etária. As duas doses iniciais deverão ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose após, pelo menos, oito semanas. O imunizante terá dosagem e composição diferentes: o processo de imunização será realizado em três doses de 0,2 ml (equivalente a 3 mg).
Além disso, a tampa do frasco terá uma cor diferente – da cor vinho – para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação para essa faixa de idade. Já para o público de 5 a 11 anos a cor é laranja e, para acima de 12 anos, roxa.
Veja também: Autoteste e RT-PCR para covid-19: Qual o nível de sensibilidade dos exames?
Veja também: Efeito da interrupção do metotrexato na vacinação contra covid-19
O imunizante possui 12 meses de validade, quando armazenada a temperatura entre -90°C e -60°C. Uma vez retirado de congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2°C e 8°C por dez semanas, não excedendo a data de validade original.
Análise para aprovação
Para a avaliação, a Anvisa contou com a análise de especialistas da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
“A Abrasco espera que o Ministério da Saúde cumpra sua parte e seja célere nas suas ações: que inclua a nova vacina no Programa Nacional de Imunização (PNI) e desenvolva estratégias efetivas para a ampliação da cobertura vacinal entre as crianças. Além de iniciar com urgência a imunização desta que é a última faixa etária a ser coberta, deve também seguir na imunização na faixa de 5 a 11 anos, que está atrasada na dose de reforço, tendo sido vacinada com a segunda dose há mais de seis meses”, atestou a entidade médica em comunicado oficial.
Veja também: OPAS alerta sobre efeitos da Covid longa
Veja também: Covid-19 – OMS desaconselha uso de dois medicamentos no tratamento da doença
A vacina da Pfizer está registrada no Brasil desde o dia 23 de fevereiro de 2021. Em 16 de dezembro de 2021, a agência já havia autorizado a indicação do imunizante para a faixa etária de 5 a 11 anos. A partir dos 3 anos, os pequenos já podiam receber a vacina CoronaVac.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.