Um novo vírus apelidado como gripe do tomate (ou febre do tomate) surgiu na Índia, mais especificamente no estado de Kerala, atingindo menores de 5 anos de idade. Mais de 82 crianças nesta faixa etária foram atendidas nos hospitais da região.
Segundo os pesquisadores, a infecção viral também pode atingir adultos imunossuprimidos, mas ainda é considerada rara, em estado endêmico e não oferece risco de morte.
No entanto, o surto atual necessita de um gerenciamento vigilante para evitar novos surtos, segundo o artigo “surto de gripe do tomate na Índia”, publicado na revista científica The Lancet no dia 17 de agosto.
Leia também: Como abordar a infecção primária de corrente sanguínea?
Sintomas
O vírus da gripe do tomate apresenta sintomas semelhantes aos do covid-19, como febre, fadiga e dores no corpo, além de erupções na pele. Aliás, o nome veio por conta das erupções vermelhas e bolhas dolorosas que eclodem em todo o corpo e alcançam o tamanho de um tomate. Essas manchas se assemelham àqueles vistos em casos de varíola dos macacos em indivíduos jovens.
Especialistas acreditam que a gripe do tomate pode ser um efeito posterior da chikungunya ou da dengue em crianças, e não uma infecção viral. Outra hipótese é que esse vírus possa ser uma nova variante da enfermidade viral da mão, pé e boca.
Até o momento, não há medicamentos ou vacinas antivirais disponíveis para o tratamento ou prevenção da gripe do tomate. Mais acompanhamento e monitoramento para resultados graves e sequelas são necessários para entender melhor a necessidade de tratamentos potenciais.
O tratamento deve ser isolamento, repouso, abundância de líquidos, esponja de água para o alívio da irritação e das erupções cutâneas, além do uso de paracetamol para febre e dor no corpo.
Semelhante a outros tipos de gripe, a gripe do tomate é muito contagiosa. Sendo assim, é obrigatório seguir o isolamento cuidadoso de casos confirmados ou suspeitos e outras medidas de precaução para evitar novos surtos na Índia.
O isolamento deve ser seguido por cinco a sete dias a partir do início dos sintomas para evitar a disseminação da infecção para outras crianças ou adultos.
A melhor solução para a prevenção é a manutenção da higiene e higienização adequada das necessidades e do ambiente circundante, assim como evitar que a criança infectada compartilhe brinquedos, roupas, alimentos ou outros itens com outras crianças não infectadas.
Histórico da doença
A gripe do tomate foi identificada pela primeira vez no distrito de Kollam, em Kerala, no dia 6 de maio de 2022 e, em 26 de julho, mais de 82 crianças menores de cinco anos com a infecção foram relatadas pelos hospitais do governo local.
As outras áreas afetadas de Kerala são Anchal, Aryankavu e Neduvathur. Esta doença viral endêmica desencadeou um alerta para os estados vizinhos de Tamil Nadu e Karnataka.
Além disso, 26 crianças (de 1 a 9 anos) foram relatadas como tendo a doença em Odisha pelo Centro Regional de Pesquisa Médica em Bhubaneswar.
Até o momento, além de Kerala, Tamilnadu e Odisha, nenhuma outra região da Índia foi afetada pelo vírus. No entanto, medidas de precaução estão sendo tomadas pelo Departamento de Saúde de Kerala para monitorar a propagação da infecção viral e impedir a sua propagação em outras partes da Índia.
*Este texto foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.