O Ministério da Saúde divulgou a tradução para o português do Manual de Resposta Nacional a Surtos da Rede Global de Alerta e Resposta a Surtos (GOARN), publicada pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). O material reúne diretrizes técnicas e operacionais essenciais para apoiar ações de enfrentamento a surtos, epidemias e pandemias em diferentes contextos.
Leia mais: Surtos e epidemias: como o médico deve agir?
Segundo o ministério, a publicação representa um avanço estratégico na preparação e resposta a emergências sanitárias, tanto no Brasil quanto em outros países de língua portuguesa. O manual consolida mais de duas décadas de experiência da rede GOARN, que atua globalmente no apoio a países durante crises de saúde pública.
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão, destacou que o documento é um recurso fundamental para fortalecer as capacidades nacionais, padronizar procedimentos e apoiar decisões rápidas e coordenadas. Para ela, a iniciativa também simboliza a integração do Brasil a uma rede internacional solidária, que promove o intercâmbio de experiências e a cooperação técnica entre instituições.
Diretrizes para resposta a surtos
O manual aborda temas centrais como coordenação de parceiros, vigilância epidemiológica, diagnóstico laboratorial, manejo clínico, controle de infecções e comunicação de risco. Além disso, traz exemplos práticos e modelos de governança adaptáveis a diferentes realidades regionais e locais, o que o torna uma ferramenta útil para gestores e equipes de saúde em todos os níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na apresentação do Manual, Edenilo Baltazar Barreira Filho, diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública reforçou a importância da integração entre instituições e da cooperação internacional como pilares da segurança sanitária global. Para ele, enfrentar emergências de saúde requer coordenação, cooperação e aprendizado conjunto, princípios fundamentais para o fortalecimento do SUS.
Autoria

Roberta Santiago
Roberta Santiago é jornalista desde 2010 e estudante de Nutrição. Com mais de uma década de experiência na área digital, é especialista em gestão de conteúdo e contribui para o Portal trazendo novidades da área da Saúde.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.