Logotipo Afya
Anúncio
Saúde20 março 2025

Saúde amplia o Mais Médicos e reforça acesso à saúde em áreas vulneráveis 

Novo edital do Mais Médicos prevê a contratação de 2.279 profissionais, com foco na integração da atenção primária e especializada

O Ministério da Saúde anunciou a contratação de 2.279 médicos pelo Programa Mais Médicos, com o objetivo de alcançar 28 mil profissionais em atuação. Esses profissionais reforçarão as equipes de Saúde da Família e, quando necessário, farão encaminhamentos para consultas especializadas. A primeira etapa deste novo edital é a adesão de gestores de 4.771 municípios; cidades de diversas regiões, incluindo áreas de difícil acesso.

Saiba mais: PROVAB e Programa Mais Médicos: entenda a diferença 

Uma das ferramentas que ajudará na redução do tempo de espera para atendimentos especializados é o prontuário eletrônico e-SUS APS, que integra as informações entre a atenção primária e especializada. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou a importância dessa integração para melhorar o acesso à saúde e diminuir a espera por atendimentos de média e alta complexidade. 

Saúde amplia o Mais Médicos e reforça acesso à saúde em áreas vulneráveis 

Mais Médicos: Novo edital 

O programa já beneficia 66 milhões de pessoas e, com o novo edital, prevê o aumento do número de profissionais de saúde, especialmente em áreas vulneráveis e no Amazonas, com 473 vagas destinadas à região. Municípios têm até 24 de março para confirmar sua adesão, e o resultado será divulgado em 8 de abril. O edital também promove a inclusão com vagas afirmativas para médicos negros, quilombolas, indígenas e com deficiência. 

Mais Médicos: Programa terá vagas no regime de cotas pela primeira vez 

Além disso, o Ministério da Saúde recepcionou 402 médicos formados no exterior, que iniciarão suas atividades em abril em 22 estados, com destaque para o atendimento em áreas indígenas. Este acolhimento inclui uma formação sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e temas como saúde mental e equidade racial. 

O programa, iniciado em 2013, agora conta com 26 mil médicos ativos e é fundamental para fortalecer a atenção primária e garantir um atendimento de saúde mais próximo das comunidades. 

Saiba mais: Revalida passa a ser o único caminho para revalidação de diplomas médicos

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde