Ensaio batizado de FAIRY, sigla em inglês para Fluorescence Assay for vIRal IntegritY (ensaio de fluorescência para integridade viral, em tradução livre) promete avaliar vírus e antivirais virucidas relacionados em minutos, permitindo determinar a eficácia de ações antivirais com maior rapidez, de forma a interromper o ciclo de infecção.
Leia também: IAS 2024: anticorpos neutralizantes como prevenção de infecção pelo HIV
“Em média, a cada quatro anos é descoberto um novo vírus com potencial pandêmico, e há muitos outros vírus já conhecidos que podem cruzar a barreira das espécies. No entanto, até onde sabemos, atualmente não há ensaio capaz de identificar se uma amostra contém vírus intactos ou não intactos e, portanto, mostrar se é infecciosa ou não infecciosa, sem cultivo de células, que pode levar semanas”, disse o Dr. Samuel Jones, que liderou o desenvolvimento do método.
Como funciona o ensaio para análise da infectividade de vírus?
A nova técnica utiliza um corante capaz de penetrar nos vírus e se ligar ao DNA ou RNA viral, quando ocorre a ligação ele fornece um sinal fluorescente. Para evitar essa ligação e indicar a integridade viral, o corante foi conjugado a uma molécula maior, o que impede que penetre nos poros do capsídeo.
A eficácia do ensaio foi avaliada usando o vírus herpes simplex (HSV-2), vírus sincicial respiratório (RSV), citomegalovírus (CMV), rinovírus humano-8 (HRV-8), coronavírus humano OC43 (OC43), vírus chikungunya (CHIKV), vírus da dengue 1 e vírus da dengue 2, vírus zika e enterovírus 71 (EV71).
Saiba mais: FDA aprova terapia gênica para adultos com Hemofilia B
Segundo o Dr. Jones: “Este ensaio simples e de baixo custo usa insumos prontos e pode avaliar rapidamente a capacidade de neutralizar a infectividade viral de vários desinfetantes e vírus, em um único ensaio de microplaca. Ele poderia ter rastreado cada desinfetante para atividade antiviral durante a pandemia de SARS-CoV-2 e, do mesmo modo, fornecer uma resposta mais rápida durante a próxima pandemia.”
*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.