Logotipo Afya
Anúncio
Saúde7 agosto 2023

Ozonioterapia: Governo sanciona lei que autoriza prática no Brasil

A Academia Nacional de Medicina (ANM) afirma que não tem conhecimento de trabalhos científicos que comprovem a eficácia da ozonioterapia.

Por Redação Afya

Foi sancionada pelo presidente Lula a lei que autoriza a ozonioterapia como tratamento complementar. A decisão foi publicada nesta segunda-feira, 7, do DOU (Diário Oficial da União). O texto determina que a terapia deve ser realizada por profissional de saúde com nível superior e inscrito no conselho de fiscalização, que deverá informar
ao paciente que o procedimento possui caráter complementar.

Além disso, deve ser utilizado na aplicação um equipamento de produção de ozônio medicinal regularizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

ozonioterapia

Posicionamento das entidades

Após a aprovação da ozonioterapia por parte do Senado em julho deste ano, a Academia Nacional de Medicina (ANM) já havia externado seu posicionamento contra o até então projeto de lei 1438/2022, que que autoriza a prescrição de ozonioterapia como tratamento de saúde de caráter complementar em todo o país.

Em carta aberta publicada pela entidade para o presidente Lula, a entidade afirmou não ter conhecimento de trabalhos científicos que comprovem a eficácia da ozonioterapia em nenhuma circustância.

Outra entidade já havia se posicionado em relação à prática aprovada pelo governo. No ano de 2020, durante a pandemia da covid-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma nota de esclarecimento para informar que a ozonioterapia não é válida para tratar casos de covid-19 ou outras doenças. Falamos aqui sobre este episódio.

De acordo com a Resolução CFM nº 2.181/2018, trata-se de procedimento ainda em caráter experimental, cuja aplicação clínica não está liberada, devendo ocorrer apenas no ambiente de estudos científicos, conforme critérios definidos pelo Sistema CEP/CONEP.“, destacou a nota na oportunidade.

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde