A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a fazer alertas para o aumento de falsificações de medicamentos como a semaglutida. O pronunciamento se refere a três lotes falsificados do Ozempic identificados no Brasil, no Reino Unido e na Irlanda do Norte em outubro de 2023 e nos Estados Unidos em dezembro de 2023.
Em um trecho do alerta, a OMS diz estar “observado um aumento da procura desses medicamentos, bem como de relatos de falsificação”. A entidade frisa que produtos falsificados podem ter efeitos nocivos, levando a complicações de saúde resultantes de níveis de glicose no sangue e peso não controlados.

Precaução
Segundo a OMS, pacientes que fazem uso desses medicamentos devem tomar medidas, como comprar o produto somente com receita médica de profissionais licenciados e evitar fontes desconhecidas ou não verificadas, como as encontradas online.
Verificar a embalagem e o prazo de validade dos medicamentos no momento da compra e utilizá-los conforme prescrito também ajudam a garantir a segurança da compra.
Canal
Notificações sobre medicamentos falsificados podem ser enviadas à OMS pelo e-mail: [email protected].
Leia também: Abordagem da obesidade em adultos
Autoria

Roberta Santiago
Roberta Santiago é jornalista desde 2010 e estudante de Nutrição. Com mais de uma década de experiência na área digital, é especialista em gestão de conteúdo e contribui para o Portal trazendo novidades da área da Saúde.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.