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Saúde27 dezembro 2024

Número de novos doadores de medula óssea cresce 8% 

Dados são do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). 
Por Augusto Coutinho

Terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, e o maior com financiamento exclusivamente público, o REDOME possui mais de 5,5 milhões de doadores cadastrados, e entre 2022 e 2024 viu o número de novos doadores cadastrados crescer de 119 mil para 129 mil (até novembro deste ano), ao mesmo tempo que viu o número de receptores cadastrados crescer 25% no período. Contudo, o número de produtos celulares disponibilizados para transplantes também cresceu nesses dois anos, 13%. 

Leia também: Transplante de medula óssea na aplasia de medula

De acordo com o Ministério da Saúde esses números são resultado de um trabalho em conjunto da pasta, de campanhas de conscientização, hemocentros e hemonúcleos estaduais, e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), responsável por coordenar as ações técnicas do REDOME, que permite que doadores acessem informações sobre doação, localização de hemocentros, e acompanhamento das etapas até a inclusão definitiva no sistema como doador. 

“No Brasil, temos dados que indicam que 70 a 75% dos pacientes que possuem um doador compatível, identificam este doador no REDOME, enquanto 65% dos transplantes realizados utilizam um doador brasileiro, comprovando o sucesso desta política pública”, explicou Danielli Oliveira, médica do Inca e coordenadora técnica do REDOME. 

O que é preciso para se tornar um doador de medula óssea? 

  • Ter entre 18 e 35 anos (o cadastro permanece ativo até os 60 anos); 
  • Apresentar boas condições de saúde e sem doenças impeditivas; 
  • Comparecer ao hemocentro mais próximo para a coleta de uma amostra de 10 ml de sangue para exame de compatibilidade genética (HLA).

Saiba mais: Idade do doador vs compatibilidade do HLA: o que importa mais no TMO alogênico?

Autoria

Foto de Augusto Coutinho

Augusto Coutinho

Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).

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