Logotipo Afya
Anúncio
Saúde7 outubro 2024

Novo medicamento para anemia por deficiência de ferro será distribuído pelo SUS

A inclusão do medicamento ferripolimaltose é um avanço importante para melhorar o acesso a tratamentos mais toleráveis e eficazes para anemia

O Sistema Único de Saúde (SUS) agora oferece uma nova alternativa de tratamento para pacientes com anemia por deficiência de ferro que não toleram o medicamento sulfato ferroso. A ferripolimaltose, recentemente incorporada à rede pública, visa atender pessoas que sofrem com os efeitos colaterais do sulfato ferroso, como náuseas e dores de estômago.

Saiba mais: Meu paciente apresenta eosinofilia, o que devo fazer?

A anemia por falta de ferro é um problema de saúde pública significativo, afetando especialmente crianças e mulheres em idade reprodutiva. Com sintomas como cansaço extremo e dificuldade de concentração, essa condição atinge 30% da população mundial. Em 2023, o Brasil gastou R$ 326,4 milhões em internações relacionadas à anemia.

A inclusão da ferripolimaltose é um avanço importante para melhorar o acesso a tratamentos mais toleráveis e eficazes, garantindo que mais pessoas possam controlar a anemia sem os incômodos do tratamento tradicional.

Leia também: Avaliação gastrointestinal no paciente com anemia ferropriva

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde