Logotipo Afya
Anúncio
Saúde29 abril 2024

Ministério realiza segunda reunião para discussão sobre carreiras no SUS

Comissão criada em janeiro ainda trabalha na elaboração das propostas.

No último dia 17 de abril, o Ministério da Saúde realizou a 2ª Reunião da Comissão para a Discussão e Elaboração de Proposta de Carreiras no âmbito do Sistema Único de Saúde (CDEPCA/SUS).  

O grupo de trabalho instituído através da Portaria GM/SM nº 3.100, de 18 de janeiro de 2024, busca realizar debates sobre o cenário atual das carreiras dentro do SUS a fim de elaborar propostas e formular políticas que possam colaborar para o desenvolvimento profissional dentro do sistema. 

Leia também: Saúde investe 330 milhões em tecnologia para tratamento do câncer e doenças raras 

Sepse e choque séptico em pediatria

Imagem de DC Studio no Freepik

Participantes 

A reunião contou com representantes de diferentes instituições, como os ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), do Trabalho e Emprego (MTE), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde (CIRHRT/CNS). 

A comissão também poderá realizar estudos e pesquisas relacionadas ao tema e articulação de ações conjuntas com órgãos e entidades públicos e privados para a elaboração de estratégias para o aprimoramento dos planos de carreira no âmbito do SUS. 

Saiba mais: Nova unidade fabril da Hemobrás vai atender 100% da demanda do SUS 

Ricardo Manzi, diretor da CNTSS/Fenacsaúde que participou da reunião, destacou a importância dos debates não apenas para os profissionais, mas também para os usuários do Sistema Único de Saúde, uma vez que a valorização dos trabalhadores do SUS impacta na segurança e qualidade do atendimento. 

Prazo 

Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e possuem prazo de um ano para elaboração do relatório final que será avaliado pelo Ministério da Saúde. Contudo, o ministério espera que as primeiras propostas sejam apresentadas bem antes.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde