Logotipo Afya
Anúncio
Saúde28 dezembro 2021

Ministério da Saúde promove curso online de reabilitação de pacientes com condições pós-Covid até 2 de maio

O Ministério da Saúde está promovendo o curso online de reabilitação do paciente com condições pós-Covid com acesso gratuito até maio.

Por Úrsula Neves

O Ministério da Saúde está promovendo o curso online de reabilitação do paciente com condições pós-Covid com acesso gratuito até 2 de maio de 2022. Os interessados devem acessar o site e fazer a inscrição.   

A carga horária é de 45 horas e a qualificação, produzida pela Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência/DAET/SAS, foi estruturada a partir da observação de sequelas em pacientes que se recuperaram da Covid-19. 

pós-Covid

Confira as temáticas abordadas

Unidade 1: Reabilitação neurofuncional do paciente com condições pós-Covid; 

Unidade 2: Reabilitação cardiorrespiratória do mesmo paciente com condições pós-Covid; 

Unidade 3: Reabilitação das funções mentais, cognitivas e psicológicas após quadro de Covid-19. 

O curso visa explicar as consequências e impactos do novo coronavírus, além de reconhecer estratégias de reabilitação e orientações quanto às necessidades de intervenção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que se infectaram pela enfermidade. 

Para obter o certificado, é necessário alcançar média igual ou superior a 70% nas atividades, assim como concluir o questionário de avaliação, responder à situação de aprendizagem e passar por todos os recursos educacionais. 

As atividades formativas estão distribuídas ao longo dos recursos educacionais e não geram notas, mas auxiliam na verificação da aprendizagem. Já as atividades somativas contabilizam a nota final.

Leia também: OMS desenvolveu uma definição de caso clínico para a condição clínica pós-Covid-19

Serão disponibilizados

  • A resolução de uma situação de aprendizagem, que será disponibilizada no início e ao final do curso, sob a forma de pré e pós-teste;
  • Atividades formativas disponíveis em três recursos educacionais do curso;
  • Um recurso interativo em formato de game que permitirá ao aluno conhecer o fluxograma de acompanhamento e atendimento no processo de reabilitação do paciente com condições pós-Covid na Atenção Primária em Saúde do SUS. Ao final será apresentada ao usuário a pontuação alcançada em cada etapa do recurso e o retorno pedagógico para conhecimento das especificidades abordadas em cada caso clínico; 

Atividades somativas, constituídas de um questionário com dez itens de múltipla escolha, valendo dez pontos cada questão. 

Vale destacar que a plataforma de aprendizagem online disponibilizará três tentativas para resposta de cada atividade somativa, uma tentativa para a situação de aprendizagem e até duas tentativas para as atividades formativas. 

Covid longa 

Conhecida popularmente como Covid longa, a condição pós-covid-19 ganhou status de doença e definição oficial pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em outubro de 2021. 

Geralmente, a enfermidade surge três meses após o início da Covid-19, com sintomas que duram, no mínimo, dois meses, e que não podem ser explicados por um diagnóstico alternativo. 

Já o National Institute for Health and Care Excellence, do Reino Unido, possui uma classificação diferente, considerando Covid longa a persistência de sintomas por quatro a 12 semanas e síndrome pós-covid a manutenção de sintomas por mais de 12 semanas na ausência de um diagnóstico alternativo. 

Após a recuperação da fase aguda da doença, uma em cada cinco pessoas manterão sintomas por cinco semanas ou mais, independente da gravidade da infecção aguda; uma em cada dez pessoas podem, ainda, apresentar sintomas por até 12 semanas ou mais.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Referências bibliográficas:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Infectologia