Logotipo Afya
Anúncio
Saúde12 janeiro 2024

Ministério da Saúde distribui novo medicamento que facilita o tratamento do HIV

A combinação de antirretrovirais faz parte dos investimentos do Ministério da Saúde para eliminação do HIV como problemas de saúde pública.

Por Roberta Santiago

Uma combinação inédita de dois medicamentos eficazes para pacientes com HIV ou Aids foi entregue pelo Ministério da Saúde. Ao todo, foram 5,6 milhões de unidades do medicamento, que combina os antirretrovirais dolutegravir 50 mg + lamivudina 300 mg, repassados aos estados e ao Distrito Federal.

Leia também: Retrospectiva 2023: o que abordamos sobre HIV/Aids no Portal?

Com a combinação dos antirretrovirais, a dose diária passa de duas para apenas uma. A migração de uso da terapia, no entanto, vai acontecer de forma gradual e contínua, devido à disponibilidade do medicamento. Os primeiros pacientes serão aqueles com:

  • Idade igual ou superior a 50 anos;
  • Adesão regular;
  • Carga viral menor que 50 cópias no último exame;
  • Terapia dupla iniciada até 30/11/2023.

Pelos próximos seis meses, serão observadas a tendência de crescimento das prescrições e a disponibilidade do medicamento em estoque na rede. A partir dessas informações, os critérios de ampliação do público contemplado no novo modelo de tratamento poderão ser reavaliados.

Ministério da Saúde distribui novo medicamento que facilita o tratamento do HIV

Epidemia de HIV/Aids

Em 2023, o Ministério da Saúde investiu mais de R$ 1,8 bilhão em medicamentos contra o vírus. Nesse mesmo ano, foi lançado um comitê interministerial para eliminação de doenças socialmente determinadas com duração até 2030. Outra novidade, foi a recriação da Comissão Nacional de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Cnaids).

A distribuição da combinação de medicamentos é parte da estratégia prioritária do ministério para eliminar o HIV e a aids como problemas de saúde pública. Entre 2017 e 2021, a doença foi a causa básica da morte de mais de 59 mil pessoas no Brasil.

Saiba mais: Antirretroviral para tratamento de HIV/Aids no SUS entra em consulta pública

Entre as ações, também foi lançado o novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para manejo da infecção pelo HIV em adultos, um guia de cuidado e assistência aos portadores, que explica, por exemplo, como lidar com o aparecimento de doenças oportunistas.

As orientações sobre o uso da terapia e de preenchimento do formulário de dispensação de antirretrovirais estão disponíveis em nota técnica no site do Ministério da Saúde.

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde