No contexto da luta mundial contra a Aids, reunimos os destaques publicados em 2023 no Portal PEBMED, da Afya, para fomentar o debate sobre HIV/AIDS na Medicina. Confira, na íntegra.
Impacto a longo prazo de PCP em pacientes com HIV
Um estudo publicado na Open Forum Infectious Diseases procurou avaliar o impacto de PCP em desfechos a longo prazo em indivíduos com infecção pelo HIV, caracterizando impactos clínicos e imunológicos da doença e de seu tratamento em pacientes com imunossupressão grave e iniciando terapia antirretroviral (TARV).
Epidemiologia do HIV no Brasil – resultados do ImPrEP
Em uma das palestras da 12ª Conferência do IAS 2023, estratégias de prevenção da infecção pelo HIV também foram discutidas, principalmente as que envolvem profilaxia pré-exposição (PrEP). Pesquisadores brasileiros apresentaram os resultados sobre a epidemiologia da infecção pelo HIV e preferências sobre o uso de PrEP.
Recomendações sobre coinfecção tuberculose-HIV
De 2010 a 2021, tanto o número de casos quanto o número de mortes têm diminuído no mundo. Ainda sim, existe uma diferença de 48% entre o número estimado de casos de TB em pacientes com HIV e o número de pacientes notificados, mostrando uma deficiência no diagnóstico de TB nessa população. Além disso, estima-se que em 2020 um terço de todas as mortes em pacientes com AIDS estavam relacionadas à TB.
Anvisa aprova registro do cabotegravir
Este ano, o arsenal brasileiro de medicamentos utilizados para o tratamento do vírus HIV ganhou mais uma opção. A Anvisa aprovou o registro do cabotegravir para ser comercializado em território nacional. Trata-se de um antirretroviral da classe dos inibidores de integrasse, assim como o já disponível dolutegravir. O registro foi liberado para o uso como forma de PrEP.
FDA aprova novo antirretroviral para terapia de resgate em pacientes com HIV
A aprovação do lenacapavir pela U.S. Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, ganhou importância internacional. O lenacapavir é o primeiro fármaco pertencente a uma nova classe de antirretrovirais, os inibidores de capsídeo, e também vem sendo estudado como potencial droga para PrEP.
Relembre, por fim, esse texto de dezembro de 2022, que dá uma visão geral de como estamos no enfrentamento de HIV/AIDS no Brasil: Quatro décadas enfrentando o HIV: em que pé estamos?
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.