Com a aproximação do período de maior circulação do vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite, autoridades de saúde intensificam o alerta para a vacinação de gestantes como estratégia central de proteção aos recém-nascidos. A sazonalidade do vírus costuma se intensificar a partir de fevereiro, com pico entre abril e maio, quando aumentam as internações de bebês por complicações respiratórias.
Saiba mais: Nirsevimabe no SUS: Maternidades públicas terão o imunizante em 2026
Desde a incorporação da vacina contra o VSR ao Sistema Único de Saúde (SUS), em dezembro, cerca de 88,4 mil gestantes já foram imunizadas em todo o país. A medida tem como objetivo proteger os bebês nos primeiros meses de vida, fase de maior vulnerabilidade às formas graves da bronquiolite, por meio da transferência de anticorpos da mãe para a criança ainda durante a gestação.
Segundo estimativas do Ministério da Saúde, a vacinação de gestantes tem potencial para evitar cerca de 28 mil internações por bronquiolite por ano, além de beneficiar aproximadamente dois milhões de recém-nascidos. Ao todo, a pasta adquiriu 1,8 milhão de doses do imunizante contra o VSR para oferta na rede pública.
Leia também: Estudo avaliará o uso de azitromicina na prevenção de IRAI em crianças
A bronquiolite é uma infecção comum em crianças pequenas, especialmente em bebês com menos de dois anos. Embora muitos casos sejam leves, a doença pode evoluir para quadros graves, sobretudo em recém-nascidos, prematuros e crianças com comorbidades. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que gestantes procurem as unidades de saúde para se informar sobre a vacinação a partir da 28ª semana de gestação e manter o calendário vacinal atualizado.
Acesse o site da campanha do Ministério da Saúde pela vacinação contra a bronquiolite.
*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.
Autoria

Roberta Santiago
Roberta Santiago é jornalista desde 2010 e estudante de Nutrição. Com mais de uma década de experiência na área digital, é especialista em gestão de conteúdo e contribui para o Portal trazendo novidades da área da Saúde.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.