Logotipo Afya
Anúncio
Saúde29 agosto 2024

InfoGripe: casos de rinovírus e covid-19 aumentam no país 

Estudo aponta crescimento de internações por SRAG em diversas regiões, especialmente entre crianças e idosos 

O boletim InfoGripe da Fiocruz revelou um aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nos estados da Bahia, Goiás, Paraíba, São Paulo e Sergipe. 

Nas localidades da região Nordeste e em São Paulo, o aumento é concentrado em crianças e adolescentes de 2 a 14 anos, associado ao rinovírus. Já em Goiás, o crescimento ocorre em todas as faixas etárias a partir dos 15 anos, com destaque para os idosos, onde está relacionado ao aumento de casos de Covid-19.  

Entre os casos positivos nas últimas quatro semanas, 22,6% foram causados por VSR, 19,4% por SARS-CoV-2, 16,3% por influenza A e 1,8% por influenza B. A análise é referente à Semana Epidemiológica nº 33, que vai de 11 a 17 de agosto. 

InfoGripe: casos de rinovírus e covid-19 aumentam no país 

Imagem de freepik

Vacinação 

Tatiana Portela, pesquisadora da Fiocruz, destaca a importância da vacinação contra Covid-19, especialmente para grupos de risco, e reforça a necessidade de manter a vacinação contra a influenza, já que a influenza B tende a aumentar nesta época do ano. Ela ainda afirma que os VSR e rinovírus permanecem como as principais causas de internações e óbitos em crianças de até dois anos. 

Leia também: Influenza: novas perspectivas para tratamento e prevenção

Notificações 

No ano epidemiológico 2024, já foram notificados 115.152 casos de SRAG, sendo 55.912 (48,6%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório 45.477 (39,5%) negativos, e ao menos 7.499 (6,5%) aguardando resultado laboratorial. Dentre os casos positivos do ano corrente, 43,1% são VSR; 19,1% são influenza A; 7,7% são Sars-CoV-2 (Covid-19); e 5% são influenza B.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo