A FDA (Food and Drug Administration), aprovou a utilização do medicamento Zepbound, fabricado pela Eli Lilly, para o tratamento da apneia obstrutiva do sono (AOS) em adultos com obesidade. É a primeira vez que um medicamento é liberado para tratamento dessa condição. O zepbound, cujo princípio ativo é a tirzepatide (um agonista dos receptores GIP e GLP-1), já havia sido liberado no final de 2023 para tratamento de obesidade crônica ou sobrepeso.
A nova utilização do remédio foi aprovada com base em dois estudos randomizados, duplo-cegos, controlados por placebo, que envolveram 469 adultos sem diabetes tipo 2. Um dos estudos analisou os efeitos da droga sobre pessoas utilizando pressão aérea positiva (PAP) para tratamento, enquanto o segundo avaliou pessoas que não estavam sendo tratadas para AOS ou que recusavam tratamento com PAP.
Os pacientes foram acompanhados por 52 semanas recebendo de 10 a 15 mg de Zepbound uma vez por semana, período após o qual foram constatados ganhos expressivos, com reduções clínica e estatisticamente significativas em eventos de apneia ou hipopneia quando comparados aos grupos placebo. Uma parte dos pacientes no estudo também alcançaram a resolução dos sintomas de AOS com a redução do peso corporal.
Leia também: Apneia obstrutiva do sono
Efeitos adversos
O remédio pode causar náusea, diarreia, vômito, constipação, desconforto e dor abdominal, reações alérgicas no local da injeção, perda de cabelo e doença do refluxo gastroesofágico. O Zepbound não deve ser usado em pacientes com história familiar de câncer de tireoide ou neoplasia endócrina múltipla tipo 2.
A substância também não foi testada em pacientes com história de pancreatite ou doença gástrica, nos testes de laboratório em ratos ele causou tumores de célula C, não há comprovação de que cause o mesmo efeito em humanos.
A FDA proibiu seu uso em conjunto com o outro medicamento com o mesmo princípio ativo ou outros agonistas de GLP-1.
ADA 2024: Efeitos colaterais graves dos agonistas de GLP-1 são verdade ou mito?
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.