No último dia 10 de julho, o Ministério da Saúde anunciou que através do programa Farmácia Popular, passou a oferecer 95% dos medicamentos e insumos listados no programa de forma gratuita para toda a população.
Leia também: Ministério da Saúde oficializa o Programa Mais Acesso a Especialistas
A expectativa do governo é que, pelo menos, 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam impactadas, com remédios indicados para o tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite podendo ser retirados de graça pela população.
Com essa atualização, 39 dos 41 itens de saúde distribuídos pelo Farmácia Popular ficam gratuitos e o Ministério da Saúde espera gerar uma economia de R$ 400 por ano para cada usuário.

O programa Farmácia Popular
Criado em 2004, o objetivo do programa é disponibilizar medicamentos e outros insumos de saúde para a população. Segundo o governo, em 2023, 22 milhões de brasileiros tiveram acesso aos benefícios em 85% das cidades brasileiras. O Ministério da Saúde espera aumentar o alcance do programa, chegando a 93% do território nacional através do aumento das parcerias com farmácias e drogarias da rede privada.
Saiba mais: Nova edição da Caderneta da Criança já conta com teste para detecção de autismo
Autoria

Augusto Coutinho
Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.