Logotipo Afya
Anúncio
Saúde29 agosto 2024

Estudo avalia se vacinação contra covid-19 gera benefícios para saúde mental  

Estudo apontou que pacientes vacinados tinham um risco menor de desenvolvimento de problemas mentais após a infecção por covid-19 

Artigo publicado no JAMA Psychiatry recentemente procurou analisar quais são as associações entre doenças mentais e infecção diagnosticada por covid-19 e o impacto que a vacinação poderia ter nessa associação tanto em pacientes que tiveram que ser hospitalizados devido à doença quanto na população geral. 

Estudo avalia se vacinação contra covid-19 gera benefícios para saúde mental  

Sobre o estudo 

O estudo contou com três coortes, uma de pacientes infectados nos primeiros meses da pandemia (entre janeiro de 2020 e junho de 2021) e duas (uma de vacinados e outra dos que não receberam a vacina) com dados de pacientes após o início da vacinação (de junho a dezembro de 2021). 

Leia também: Covid-19 impactou indicadores de saúde em 185 países, aponta estudo da Fiocruz 

Os dados utilizados vieram do sistema de saúde nacional da Inglaterra. Ao todo foram analisadas informações de 24 milhões de pacientes acompanhados por um clínico geral por pelo menos seis meses, com idades entre 18 e 110 anos. 

As ocorrências examinadas no estudo foram depressão, transtornos de ansiedade generalizada, vício, transtornos alimentares, automutilação e transtorno de estresse pós-traumático, transtorno bipolar, transtorno esquizoafetivo, esquizofrenia e depressão psicótica.  

Achados: proteção da vacinação contra covid-19

A incidência da maioria dos casos de transtornos mentais foi elevada durante as semanas 1 a 4 após o diagnóstico de covid-19, em comparação com dados anteriores a pandemia e antes da infecção por covid-19, em cada coorte.  

A incidência de doenças mentais foi menor na coorte vacinada em comparação com as coortes pré-vacinação e não vacinadas: razões de risco ajustadas para depressão e doença mental grave durante as semanas 1 a 4 após covid-19 foram de 1,93 (IC de 95%, 1,88-1,98) e 1,49 (IC de 95%, 1,41-1,57) na coorte pré-vacinação e 1,79 (IC de 95%, 1,68-1,90) e 1,45 (IC de 95%, 1,27-1,65) na coorte não vacinada em comparação com 1,16 (IC de 95%, 1,12-1,20) e 0,91 (IC de 95%, 0,85-0,98) na coorte vacinada.  

Saiba mais: Reinfecção por covid-19 tende a seguir gravidade da infecção original 

O aumento na incidência foi maior e persistiu por mais tempo após a hospitalização por covid-19. 

As subanálises ainda apontaram que a associação entre a covid-19 e a incidência de doenças mentais foi maior entre homens adultos mais velhos e aqueles com histórico de doenças mentais.  

Conclusão 

Para os autores, além de demonstrar um risco maior de desenvolvimento de transtornos mentais devido à infecção por covid-19 em pacientes não vacinados, os achados também demonstram a importância de encorajar ativamente indivíduos com doenças mentais existentes a se vacinarem. 

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo