Logotipo Afya
Anúncio
Saúde27 agosto 2024

Covid-19 impactou indicadores de saúde em 185 países, aponta estudo da Fiocruz 

Pesquisa avaliou 43 indicadores de saúde em 185 países, comparando previsões econômicas antes e depois da pandemia 

A pandemia de Covid-19 tende a desacelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente em países de baixa renda, conforme estudo da Fiocruz Minas, publicado na revista Plos One. A pesquisa avaliou 43 indicadores de saúde em 185 países, comparando previsões econômicas antes e depois da pandemia. 

Os resultados indicam que países de baixa renda poderão ter um retrocesso de 16% nos indicadores, enquanto países de alta renda enfrentarão uma queda de apenas 3%, o que fatalmente ampliará os índices de desigualdade a nível global. 

O estudo utilizou um modelo econométrico considerando o PIB per capita, o índice de Gini e os investimentos em saúde. Os países foram classificados em quatro grupos de acordo com seus rendimentos. Projeções estimam que os países de baixa renda sofrerão uma queda de 42% no crescimento econômico, enquanto os de alta renda terão uma redução de 7%. 

Covid-19 impactou indicadores de saúde em 185 países, aponta estudo da Fiocruz 

Impactos 

Para o pesquisador Rômulo Paes, do grupo de Políticas de Saúde e Proteção Social, coordenador do estudo, esses impactos econômicos devem afetar principalmente indicadores relacionados com doenças infecciosas, saúde materna e infantil, e cobertura de sistemas de saúde, com os países mais pobres enfrentando os maiores retrocessos. 

A desigualdade também influenciou negativamente 15 indicadores, como cobertura vacinal infantil e mortalidade por doenças crônicas. Já os investimentos em saúde mostraram impacto positivo, melhorando o desempenho em áreas como desnutrição infantil e mortalidade atribuída à poluição. 

Os achados do estudo oferecem importantes reflexões para a política global de saúde pública, destacando que a colaboração internacional e o suporte direcionado ao fortalecimento dos sistemas de saúde em países de baixa renda são essenciais para assegurar um avanço equilibrado rumo a um futuro mais saudável para todos. 

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo