A U.S. Food and Drug Administration (FDA) aprovou no último dia 22 de dezembro a primeira versão oral de um agonista de GLP-1. Em formato de comprimido, contendo 25 mg de semaglutida, essa versão do Wegovy®, fabricado pela Novo Nordisk, deve passar a ser comercializada no início de 2026 nos Estados Unidos. Em comunicado, a fabricante afirmou que “Como o primeiro tratamento oral com GLP-1 para pessoas com sobrepeso ou obesidade, o comprimido Wegovy® oferece aos pacientes uma nova opção de tratamento conveniente que pode ajudá-los a iniciar ou continuar sua jornada de perda de peso. Nenhum outro tratamento oral com GLP-1 atualmente disponível consegue igualar a perda de peso proporcionada pelo comprimido Wegovy®.”
Saiba mais: Anvisa aprovou o uso de semaglutida para tratar gordura no fígado com inflamação
Estudo para aprovação da semaglutida oral
Para a aprovação a agência americana se baseou no ensaio clínico OASIS 4. Neste ensaio de 71 semanas, duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, e conduzido em 22 países e incluindo 307 participantes sem diabetes e com IMC de 30 ou mais, ou de acima de 27, mas com sobrepeso com uma ou mais comorbidades, a semaglutida oral de 25 mg, administrada uma vez ao dia, demonstrou uma capacidade para perda de peso média de 16,6%.
Saiba mais: Versão oral da semaglutida mostra eficácia semelhante à injetável
A perda de peso alcançada com o comprimido foi semelhante à obtida com o medicamento injetável de 2,4 mg. Com um em cada três participantes apresentando perda de peso de 20% ou mais no ensaio.
Os efeitos adversos observados também foram comparáveis a forma injetável do medicamento, com participantes apresentando efeitos gastrointestinais bem acima do grupo de controle usando placebo.
*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.
Autoria

Augusto Coutinho
Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.