Aqui no portal, criamos o Projeto Verão, no qual vamos comentar as principais doenças desta época do ano. Como ainda há muitas dúvidas sobre a dengue, hoje iremos pontuar as verdades e mitos que circulam a doença, que foi o foco do nosso destaque no Instagram. Vamos às repostas:
1) Há indicação de corticoide na dengue.
MITO
Não use corticosteroides. Eles não são indicados e podem aumentar o risco de sangramento, hiperglicemia e imunossupressão.
2) Se plaquetopenia importante na dengue, deve-se transfundir plaquetas.
MITO
NÃO transfunda plaquetas. Não diminui o risco de hemorragia grave e pode levar a sobrecarga de fluidos e hospitalização prolongada.
*A orientação de não transfundir plaquetas é dada pelo guideline americano (CDC). O Ministério da Saúde no Brasil traz as seguintes orientações:
Na presença de coagulopatias avaliar necessidade de uso de plasma fresco (10 ml/kg), vitamina K endovenosa e crioprecipitado (1 U para cada 5-10 kg).
- Considerar a transfusão de plaquetas nas seguintes condições: sangramento persistente não controlado, depois de corrigidos os fatores de coagulação e do choque, e com trombocitopenia e INR maior que 1,5 vezes o valor normal
3) Priorize sempre a ~infusão venosa de fluidos.
MITO
Não suponha que fluidos intravenosos sejam necessários. Primeiro verifique se o paciente pode tomar fluidos oralmente. Use apenas a quantidade mínima de líquido intravenoso para manter o paciente bem perfundido. Deve-se diminuir a taxa de infusão de líquidos à medida que o estado hemodinâmico melhora ou a produção de urina aumenta.
4) Se o paciente não responder a salina, deve-se administrar coloides.
VERDADE
Administre coloides (como a albumina) para choque refratário. Pacientes que não respondem a 2-3 bolus de solução salina isotônica devem receber coloides em vez de mais salina. É importante lembrar que os colóides costumam ser caros, então deve-se avaliar a disponibilidade destes em eu local de trabalho.
5) Deve-se transfundir sangue para hemorragia clinicamente significativa.
VERDADe
Se o hematócrito cair, com sinais vitais instáveis ou se sangramento significativo aparente, transfunda sangue imediatamente.
Saiba mais sobre a dengue
- Whitebook: conheça as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti
- Rio? Febre 40 Graus! Como diagnosticar as doenças do Aedes Aegypti
- Vacina contra dengue: novas recomendações da OMS
É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!
Referências:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.