O Ministério da Saúde incorporou ao Sistema Único de Saúde o sulfato de gentamicina associado à doxiciclina, medicamento utilizado no tratamento da brucelose humana.
De acordo com a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC) esse novo esquema terapêutico, além de apresentar os mesmos níveis de eficácia do tratamento atualmente ofertado no SUS, permitirá a substituição da estreptomicina, substância produzida por apenas por um laboratório e que também é utilizada para o tratamento da tuberculose.
Brucelose humana
Causada por bactérias do gênero Brucella spp é transmitida por contato direto ou indireto com animais e produtos derivados contaminado. Por isso costuma afetar mais trabalhadores rurais, veterinários, trabalhadores de frigoríficos e laboratórios.
Leia também: Conitec incorpora ao SUS medicamento para demência associada à doença de Parkinson
Segundo o governo faltam dados relacionados à doença e sobre diretrizes globais para orientar o tratamento de pacientes. Fazendo dela uma enfermidade, ao mesmo tempo, com um impacto importante no sistema de saúde, mas pouco conhecida, de difícil diagnóstico, subnotificada e negligenciada.
A última publicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o assunto foi de 2006. Para o Ministério da Saúde essa atualização do esquema de tratamento é “um passo importante que deve servir de referência para outros países no enfrentamento da doença”.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.