Logotipo Afya
Anúncio
Saúde1 dezembro 2025

Brasil terá seu primeiro hospital inteligente do SUS

Ministério da Saúde e USP anunciam construção do primeiro hospital inteligente do SUS, dentro da iniciativa da rede nacional de UTIs digitais
Por Redação Afya

O Ministério da Saúde firmou parceria com a USP e o governo de São Paulo para construir o Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI-Brasil), que será a primeira unidade pública do SUS baseada em automação, inteligência artificial e sistemas digitais integrados. O hospital funcionará no complexo do Hospital das Clínicas da FMUSP, e tem o início das operações previsto para 2029.

Estrutura e proposta assistencial

A unidade funcionará em um novo prédio de 150 mil m² a ser construído em terreno doado pelo governo estadual. Serão 800 leitos distribuídos entre emergência, terapia intensiva e enfermaria, além de 25 salas cirúrgicas..

De acordo com o Ministério da Saúde a expectativa é que a nova unidade ajude a reduzir o tempo médio de internação, de 48 para 24 horas em UTI e de 28 para 36 horas em enfermaria, ao mesmo tempo que aumenta o número de atendimentos e reduz custos operacionais em até 10%.

Para a idealizadora do projeto do Hospital Inteligente de Urgência e Emergência e professora titular de emergências da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ludhmila Hajjar “O Instituto vai levar inovação e saúde digital para cada paciente e, ao mesmo tempo, viabilizar um sistema de cuidado totalmente conectado e inteligente. Além disso, será uma rede de ensino, pesquisa e desenvolvimento para capacitar profissionais que ampliará a qualidade do atendimento.”

“O paciente grave, de emergência, é o que mais se beneficia dessas tecnologias redutoras de tempo, que vão instituir terapias personalizadas. Esse hospital dá um salto para a medicina de precisão, centrada no paciente. É um SUS que vai cuidar de maneira eficiente e segura do paciente de alta complexidade”, completou.

“Com o hospital inteligente, estamos trazendo para o Brasil aquilo que tem de mais inovador no uso da inteligência artificial, tecnologia de dispositivos médicos e da gestão integrada de dados para cuidar das pessoas e salvar vidas. Estamos tendo a chance de inovar a rede pública de saúde, e o melhor de tudo, 100% SUS. Além do primeiro hospital inteligente, também vamos expandir a rede para 13 estados com UTIs que contarão com a mesma tecnologia”, destacou o ministro, Alexandre Padilha.

Brasil terá seu primeiro hospital inteligente do SUS

Rede nacional de UTIs inteligentes

O ITMI será a referência central da nova Rede de Hospitais e Serviços Inteligentes, que prevê a implementação de 14 UTIs inteligentes nas cidades de Manaus (AM), Dourados (MS), Belém (PA), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF). As unidades contarão com monitoramento contínuo, análise preditiva de sinais vitais e interoperabilidade entre centros de alta complexidade.

A implantação deverá ocorrer de forma progressiva a partir dos próximos anos.

Impacto para a prática médica

A proposta é integrar assistência, pesquisa e formação em um ambiente digitalizado, permitindo acesso a dados clínicos em tempo real e suporte analítico para decisões. Além de contribuir para qualificação e capacitação de profissionais em saúde digital, IA médica, engenharia clínica e cibersegurança.

Investimento

O projeto do ITMI tem custo estimado de R$ 1,7 bilhão, com financiamento em negociação com o Banco dos BRICS. Para a rede nacional de hospitais inteligentes, o Ministério da Saúde prevê investimento de R$ 4,5 bilhões.

Autoria

Foto de Redação Afya

Redação Afya

Produção realizada por jornalistas da Afya, em colaboração com a equipe de editores médicos.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde