Logotipo Afya
Anúncio
Saúde2 abril 2025

Aumento de vírus respiratórios acende alerta para SRAG

Boletim InfoGripe aponta crescimento de SRAG por VSR e rinovírus em várias regiões; especialistas recomendam medidas de prevenção 

O Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado no último dia 27 de março, aponta para o crescimento da circulação de vírus respiratórios nas próximas semanas, com destaque para o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A incidência de casos graves de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) já atinge níveis altos ou muito altos no Centro-Oeste e está em crescimento moderado no Sudeste, especialmente em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O Acre também registra aumento de casos. 

Além do VSR, o rinovírus segue predominando, especialmente entre crianças e adolescentes no Norte e Centro-Oeste, mas já apresenta sinais de desaceleração em alguns estados. Diante do cenário, especialistas recomendam o uso de máscaras em locais fechados e o isolamento em caso de sintomas gripais. 

Leia ainda: SUS incluirá nova vacina para gestantes contra vírus respiratório  

Em alerta 

Nove estados apresentam incidência elevada de SRAG com tendência de crescimento: Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima. Outros estados, como Mato Grosso, Tocantins e Goiás, mostram sinais de estabilização, mas seguem com aumento de SRAG entre crianças de até dois anos. 

Capitais como Belém (PA), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS) e São Luís (MA) também registram crescimento da SRAG. Em Roraima, há aumento de casos entre idosos, possivelmente ligado à covid-19, enquanto Sergipe é o único estado do Nordeste em alerta, mas com tendência de queda. 

Saiba mais: Jornada Anual de Pneumologia Pediátrica – Infecção por Mycoplasma, VSR e mais!

Panorama nacional 

Nos últimos meses, os principais vírus em circulação no país foram o VSR (38,9%), rinovírus (34,9%) e Sars-CoV-2 (20,8%). Entre os óbitos, a covid-19 representou 68,5% dos casos. No ano epidemiológico de 2025, já foram notificados 24.635 casos de SRAG, sendo 37,9% com teste positivo para algum vírus respiratório. O crescimento dos casos reforça a necessidade de medidas preventivas e vigilância sanitária.

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde