O Sistema Único de Saúde (SUS) vai disponibilizar uma nova vacina para gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite em bebês. A inclusão do imunizante Abrysvo foi aprovada pela Comissão de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).
Conforme o último boletim Infogripe da Fiocruz, 370 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e oito óbitos foram registrados somente neste ano. A transmissão do vírus se intensifica no inverno, quando os casos aumentam significativamente, afetando principalmente bebês.
Eficácia
A vacina da Pfizer demonstrou 82,4% de eficácia na prevenção de casos graves em bebês de até três meses e 70% até os seis meses. Administrada entre a 24ª e a 36ª semana de gestação, ela permite que a mãe transmita anticorpos ao feto, garantindo proteção ao nascer. Já aprovada pela Anvisa, a vacina é ofertada na rede privada, mas agora será incluída no SUS.
Saiba mais: Novo imunizante contra o vírus sincicial respiratório chega ao Brasil
A Conitec também aprovou o anticorpo monoclonal o nirsevimabe (nome comercial, Beyfortus), desenvolvido pela Sanofi, indicado para bebês prematuros. Em vez de estimular a resposta imunológica natural, ele fornece anticorpos prontos para impedir a propagação do agente infeccioso. Por isso, é destinado exclusivamente a indivíduos com imunidade comprometida.
Prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR)
O VSR é responsável por 75% dos casos de bronquiolite em crianças menores de dois anos, podendo levar a complicações respiratórias graves. Altamente contagioso, o vírus é transmitido pelo ar e por superfícies contaminadas.
Especialistas recomendam medidas como higienização das mãos e ventilação dos ambientes para prevenção. O imunizante pode reduzir infecções severas e evitar complicações futuras.
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.