Logotipo Afya
Anúncio
Saúde9 outubro 2025

1 em cada 5 adultos ainda é dependente de tabaco, aponta novo relatório da OMS 

Apesar da queda global no consumo de tabaco, novos produtos de nicotina mantêm jovens e adultos dependentes 

O consumo de tabaco no mundo vem caindo, mas a epidemia ainda está longe de ser superada. Um novo relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que o número de usuários passou de 1,38 bilhão em 2000 para 1,2 bilhão em 2024. Desde 2010, houve uma redução de 120 milhões de pessoas, o que representa uma queda relativa de 27%. Ainda assim, um em cada cinco adultos continua dependente do tabaco, contribuindo para milhões de mortes evitáveis todos os anos. 

“Milhões de pessoas estão deixando de fumar ou nunca começaram, graças às políticas de controle do tabaco implementadas em diversos países”, afirmou o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom. “Mas, diante desse avanço, a indústria do tabaco lançou novos produtos de nicotina e mira os jovens de forma agressiva. Os governos precisam agir com mais rapidez e eficácia”, completou. 

Leia sobre: Estudo estima que mortes por câncer devem crescer em 75% até 2050 

O relatório traz também a primeira estimativa global sobre o uso de cigarros eletrônicos, que já atinge mais de 100 milhões de pessoas. Entre elas, 86 milhões são adultos, sobretudo em países de alta renda, e 15 milhões são adolescentes de 13 a 15 anos. Nos países com dados disponíveis, crianças têm nove vezes mais chances de usar cigarros eletrônicos do que adultos. Especialistas alertam que esses produtos, mesmo apresentados como alternativas de menor risco, estão criando uma nova geração de dependentes de nicotina. 

Saiba mais: Número de usuários de cigarros eletrônicos cresce no Brasil 

Mulheres lideram o abandono do tabaco 

Entre 2000 e 2024, o consumo caiu tanto entre homens quanto entre mulheres, mas o progresso feminino foi mais rápido. A meta global de redução de 30% foi atingida pelas mulheres já em 2020, com a prevalência caindo de 11% para 6,6%. Entre os homens, a meta só deve ser alcançada em 2031, e mais de 80% dos usuários de tabaco ainda são homens, com quase 1 bilhão de pessoas consumindo produtos de tabaco. 

Panorama regional 

Na Ásia-Pacífico, a prevalência masculina caiu de 70% para 37%. Na África, embora a taxa seja baixa (9,5%), o número absoluto de usuários continua a crescer. As Américas registram 14%, a Europa lidera com 24,1%, o Mediterrâneo Oriental chega a 18%, e o Pacífico Ocidental apresenta o progresso mais lento, com 22,9%. 

1 em cada 5 adultos ainda é dependente de tabaco, aponta novo relatório da OMS 

OMS alerta para ação urgente 

Para acelerar a redução do tabaco, a OMS recomenda implementar integralmente o pacote MPOWER e a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, fechar brechas que permitem publicidade voltada a jovens, regular produtos de nicotina e expandir serviços de cessação. “O mundo avançou, mas ações mais rápidas e firmes são essenciais para vencer a epidemia do tabaco”, alerta Jeremy Farrar, diretor-assistente da OMS. 

Leia ainda: HPV, tabagismo e genética no câncer de orofaringe: o que pesa no prognóstico

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.

Autoria

Foto de Roberta Santiago

Roberta Santiago

Roberta Santiago é jornalista desde 2010 e estudante de Nutrição. Com mais de uma década de experiência na área digital, é especialista em gestão de conteúdo e contribui para o Portal trazendo novidades da área da Saúde.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde