Logotipo Afya
Anúncio
Oncologia19 fevereiro 2025

Risco de câncer urológico nos pacientes com artrite reumatoide

Estudo de coorte nacional avaliou a associação entre artrite reumatoide (AR) e o risco de câncer urológico
Por Gustavo Balbi

A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica das articulações que pode levar a lesões erosivas e limitação funcional significativa. Essa inflamação persistente pode levar à ativação imunológica crônica, à redução da vigilância imunológica e à criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento tumoral, além de aumento do risco de mutações genéticas. Por esse motivo, diversos estudos tentam identificar se a AR possui risco aumentado de algum tipo de câncer. O tratamento da AR, por envolver medicações imunossupressoras, também pode contribuir para esse risco. Apesar de tudo isso, as evidências sobre essa associação ainda são inconclusivas. 

De modo a contribuir com essa discussão, Lee et al. conduziram um estudo de coorte nacional para avaliar a associação entre AR e o risco de câncer urológico. 

câncer urológico

Métodos

Trata-se de um estudo de coorte nacional, retrospectiva (2010-2020) conduzido na Coreia do Sul, com dados obtidos do KNHIS, o sistema de saúde público da Coreia do Sul. 

A coorte inicialmente analisada era composta por pacientes ≥40 anos com diagnóstico recente de AR. Eles foram identificados pelo CID-10 M05, código de doenças raras e incuráveis V223 e prescrição de DMARD ou CID-10 M06 e prescrição de DMARD. 

Foram incluídos pacientes que realizaram avaliação médica de rotina, e os casos eram pareados com controles na proporção de 1:5. O desfecho primário analisado foi a incidência de câncer urológico (identificado através dos CID-10 C64 para câncer renal, C67 para câncer de bexiga e C62 para câncer de testículo). 

Diversas covariáveis foram coletadas, particularmente fatores de risco cardiovascular, doença renal crônica e tabagismo. 

Veja também: Artrite reumatoide impacta na progressão da doença renal crônica?

Resultados

Um total de 40.948 pacientes com AR foram incluídos no estudo. Desses, 30.721 (75,0%) eram do sexo feminino e 29.035 (70,9%) eram soropositivos. Pacientes com AR tinham maior probabilidade de serem tabagistas, sedentários, hipertensos, dislipidemia, doentes renais crônicos e não consumirem bebida alcoólica. 

Foram descritos 60 casos de câncer renal nos pacientes com AR e 229 nos controles; já o câncer de bexiga foi relatado em 66 pacientes com AR e 274 controles. Após controle das covariáveis, o aHR para câncer renal nos pacientes com AR foi de 1,34 (IC95% 1,04-1,78), quando comparados com os controles; o risco foi ainda maior das pacientes do sexo feminino (aHR 1,57, IC95% 1,10-2,24). Os demais cânceres urológicos não foram associados à AR. Também não houve diferença em termos de soropositividade ou soronegatividade. 

Comentários

Esse estudo identificou um risco aumentado de neoplasia renal nos pacientes com AR. No entanto, os mecanismos relacionados ainda são desconhecidos. 

Desse modo, devemos estar atentos para essa possibilidade nos pacientes com AR. Caso o paciente apresente hematúria (ou até mesmo leucocitúria persistente), é razoável considerar uma propedêutica adicional para avaliar a possibilidade de câncer renal nesses pacientes. Estratégias de rastreamento ainda não podem ser recomendadas com base nesse estudo. 

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Reumatologia