O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, divulgou a relação final dos aprovados na condição sub judice no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Obtidos no Exterior (Revalida).
Os resultados correspondem à 2ª etapa primeira edição do exame em 2024 e foram disponibilizados para 137 candidatos com liminar judicial, por meio do Sistema Revalida, acessível na página do participante com login e senha pelo portal Gov.br.
Segunda edição
Nos dias 14 e 15 de dezembro, o Inep realizará a 2ª etapa da segunda edição do Revalida. Nesta fase prática, os candidatos – médicos formados no exterior, sejam brasileiros ou estrangeiros – precisam atingir, no mínimo, 66,148 pontos em uma escala de 100 para serem aprovados.
A participação nesta etapa é condicionada à aprovação na fase teórica. A avaliação é composta por dez estações práticas, realizadas ao longo de dois dias, onde os participantes desempenham tarefas como investigar histórico clínico, interpretar exames, formular diagnósticos, demonstrar procedimentos médicos e orientar pacientes ou seus familiares.
Leia ainda: Solo nacional: como validar diplomas estrangeiros e atuar como médico no Brasil?
Revalida
O exame tem como objetivo validar os diplomas de medicina obtidos fora do Brasil, tanto por estrangeiros quanto por brasileiros que desejam atuar no país. O exame é conduzido pelo Inep, enquanto a validação do diploma fica a cargo de universidades públicas que aderem ao processo.
A avaliação é estruturada em duas etapas – teórica e prática – e verifica as competências necessárias para o exercício da medicina no Brasil, com base nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
O conteúdo abrange cinco áreas principais: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
As provas têm como referência os atendimentos em contextos de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, emergência e comunitária, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina e legislações associadas.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.