A definição de continuidade de cuidados é o “contato repetido entre um paciente e o médico” é uma medida importante sobre a força da relação médico-paciente.
Há uma justificativa clara para a eficácia da continuidade dos cuidados, à medida que os médicos adquirem “conhecimento acumulado” sobre o paciente, já que esse pode ser usado nas consultas subsequentes para personalizar a consulta.
A continuidade dos cuidados está associada à maior satisfação do paciente, mais promoção da saúde, maior adesão à medicação e redução de internação. Existem estudos que mostram, inclusive, que a continuidade do cuidado diminui mortalidade.
Como convencer o paciente sobre a constância nas consultas?
- Dedique tempo da consulta para explicar a doença e suas consequências.
- Explique ao paciente:
- O que ele tem. Sempre usando termos adequados ao nível de cognição do paciente. Não passe para o próximo tópico sem antes se certificar de que o paciente entendeu sua doença;
- As consequências da doença caso ela não seja adequadamente tratada. Isso é muito importante principalmente para as doenças aparentemente “inocentes”, como hipertensão e diabetes. O paciente precisa entender que ele pode ser assintomático hoje, mas que a longo prazo as consequências podem chegar. Explique calmamente quais os riscos da doença não tratada.
- Dedique tempo para explicar o tratamento
- Agora que o paciente sabe o que ele tem e quais as possíveis consequências da sua doença, fale o passo a passo do tratamento. Se o paciente entender o tratamento, aumenta muito a chance de adesão às medicações.
- Se pedir exames, explique por que eles são importantes
- Se o paciente entender o motivo da solicitação do exame, aumenta muito a probabilidade que ele realmente marque o exame (e de que ele volte para te mostrar os resultados). Aproveite para já explicar os próximos passos – é importante que o paciente enxergue o tratamento/acompanhamento a longo prazo.
- Estabeleça vínculos com o paciente
- Isso significa saber mais sobre ele do que apenas a doença que tem. Descubra a sua profissão, conheça a família, os hobbies, os medos, os sonhos. Conversar sobre outros assuntos – que não só doença – torna a consulta mais leve, aumentando a chance de que o paciente queira voltar ao seu consultório.
- Facilite o retorno
- Você já construiu o vínculo e o paciente entendeu a importância de se fazer presente nas suas consultas. Agora, facilite a marcação do retorno, mande lembretes e confirmação da consulta – use as tecnologias a seu favor!
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